Medium: Me Without You (07×13)

Quem lembra de último episódio da sexta temporada de Medium? Eu lembro como se tivesse assistido a ele ainda ontem. Eu lembro ainda de como fiquei encantada com a forma como os roteiristas conseguiram entregar um final de temporada que servia perfeitamente para encerrar a história do seriado caso ele fosse cancelado.

Nós víamos naquele final um destino feliz para cada um dos personagens que acompanhamos neste tempo todo. Ele não era um final fechado, mas ele deixava claro quais seriam os caminhos: Allison e Joe deixando que Ariel fosse para outra faculdade, as meninas amigas, apesar das dores do crescimento, Devalos a caminho da prefeitura, Lee feliz e casado. Seria fácil se despedir desta forma.

Já no texto sobre o penúltimo episódio desta temporada eu falei aqui que tinha medo de tudo ser corrido demais, de coisas ficarem em aberto. Bem, não foi corrido. Não ficou em aberto. Sabemos o que aconteceu com cada um deles.

Isso não muda o fato de que os roteiristas foram preguiçosos e usaram de um recurso batido e que aqui funcionou pior ainda: mistura de sonho com passagem do tempo. Sabemos que Joe faleceu logo, as meninas cresceram e se realizaram em suas vidas, Allison envelheceu até se tornar uma bisavó, quando então reencontra o marido.

Mas não vemos isso realmente acontecendo. Passamos o episódio todo vendo uma possibilidade de história, na dúvida sobre o que vemos ser verdade ou não. Ao final descobrimos que tudo foi sonho, voltamos a noite da morte de Joe e então somos arremessados no futuro da morte de Allison, quando, por imagens vemos que tudo deu certo.

Eu realmente não gostei de ver Joe morto. Não é justo com tudo que vimos deste casal nestes anos todos. Não é justo com o tanto que lutaram. Por que não nos mostrar os desafios dos dois com Allison de volta a faculdade? Ou então mostrar um futuro real, após as dificuldades, mostrando de verdade o destino deles. E, afinal, eles tiveram tempo para desenhar tudo, já que o cancelamento foi anunciado antes da produção dos episódios finais. Logo eles, que sempre entregaram excelentes episódios duplos.

Sim, as cenas finais, mostrando cada um dos atores nas diferentes fases da série e finalmente se despedindo foi legal. Até fiquei com lágrimas nos olhos. Mas ainda fiquei com a sensação que eles, e nós fãs, mereciam mais.

Uma pena. Um seriado que sobreviveu a várias ameaças de cancelamento, que se reinventou trocando de canal, que soube conquistar uma legião fiel de fãs apesar de não ser exatamente um seriado sobrenatural nem um seriado procedural, merecia um final mais rico, mais trabalhado.

Apesar disso, sempre vou lembrar com carinho de sua história.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

18 Comentários


  1. Concordo inteiramente com você! O casal Allison-Joe era o melhor da TV, um casal real, com problemas e emoções reais. Foi muito sem-noção matar o Joe e deixar a Alison passar por mais de 50 anos (eu ahco que foi por aí) sozinha… Foi meio uma imitação barata do final de Six Feet Under, com bem menos brilhantismo.

    Responder

  2. Bom, sou suspeita, não gosto da Patricia. Achava que a série “viajava” muito em relação aos poderes da medium, (ela sabia tudo dos bandidos, RG, endereço, etc).
    Apesar de achar Joe um banana, gostava dele e é claro que merecia um final muito melhor, pois o que ele aturou não foi nada fácil.
    Eu amava mesmo a Bridgit!!!

    Responder

  3. Adorava a série, não achava Joe um “banana” como comentaram acima, ele era um marido dedicado, que sempre tinha opiniões e palavras ponderadas, era um alívio para Allison ter nele um porto seguro para sua vida de visões e surpresas no dia a dia. Ele era o elo que a mantinha na realidade e unia a família. Por isso achei sua morte absurda, um final imbecil, uma traição para os fãs da série. Quer dizer que depois de tudo que nos foi apresentado durante anos eles simplesmente matam o melhor marido de todas as séries? Allison passou quarenta anos sozinha, as meninas cresceram sem o pai que sempre segurava a barra de toda a família?
    Outra coisa, não ficou claro na cena final, a Allison estava aonde, em um asilo? a mãe dedicada passou seus ultimos anos sozinha? Morreu sem ter as filhas e netos por perto?
    O final dos dois se reencontrando após a morte de Allison foi bobo e clichê imitado desde “Em algum lugar do passado”.
    Odiei, como disse a Simone, apesar dos bons episódios nesta temporada, poderia ter terminado na sexta, pelo menos seria um final mais digno e coerente.

    Responder

  4. REALMENTE FIQUEI BASTANTE DECEPCIONADA COM O FINAL DA SERIE, UM CASAL TÃO ESPECIAL NÃO PODERIA ACABAR ASSIM.

    Responder

  5. Concordoo perfeitamentee… tbm não axei justo matarei o Joe até porque o verdadeiro Joe não morreu … mas com certeza isso não tira o brilho de toda a série.

    Responder

  6. Eu fiquei decepcionado. Não esperava isso. Acabao de assitir. Profissionalmente falando, ela traiu tudo pelo qual lutou ao fazer aquela “acordo” com o traficante.
    E a morte de Joe, tirou o que desejava : ver um final feliz.
    Já estava acostumado com o s “pulos” temporais da série, mas desta vez e no final, eles pegaram pesado .

    Responder

    1. O acordo com traficante foi SONHO… imaginação dela… por isso ELA NÃO TRAIU TUDO PELO QUE LUTOU, como o Josiel aqui em cima falou… e o reencontro dos dois foi sim um final feliz, já que estarão juntos pela eternidade e aquela separção foi temporária, as meninas tbm tiveram um final feliz … é claro que gostaríamos de ter acompanhado todo o processo que passaram naqueles anos seguintes, mas creio que não foi diferente do que todos nós vivemos no dia a dia. Mas como foram pegos de surpresa com o cancelamento da série fizeram tudo as pressas… por esse motivo, dentro das possibilidades que os roteiristas tinham em mãos acho que ficou bom.

      Responder

      1. Carla, eu não gostei, foi sim sonhos, ficarão juntos pela eternidade, mas achei pobre demais. Como eu disse, preferi mil vezes o final da temporada anterior.

        Responder

      2. Ah e eles não foram pegos de surpresa, a temporada foi aprovada para ser a final, depois do quase cancelamento na 6ª temporada, esse sim um final feito as pressas sem deixar pontas porque eles não sabiam se a série retornaria.

        Responder

    2. Finalmente cumprir minha missão de assistir essa série completa. Gostei muito e não é a toa que chegou a sétima temporada em uma época que nem todas as séries conseguiam chegar assim se não fossem realmente queridas. O final realmente foi amargo pra mim, principalmente a situação como a Alisson morreu. O Joe foi um acidente,mas ela passar por tudo sozinha e isolada dos familiares.Merecia ao menos fazer a passagem arrodeada por uma imensa família e até mesmo ser recebida por diversos espíritos que ela tanto ajudou.

      Responder

  7. Eu nao gostei de joe ter morrido se eu fose a griadora eu fazeria eles se dispidiindo das filhas e emvelheserem juntos morrerem juntos e no finao segirem para a luz juntos sei que ficaria menho fiquiticio mas seria melhor do que foi espero que comcordem

    Responder

  8. ALGUÉM SABE POR FAVOR O NOME DA MUSICA TOCADA NO FINAL DA 6° TEMPORADA NO CASAMENTO DO LEE NA HORA DA DANÇA?????

    Responder

    1. ALGUÉM SABE POR FAVOR O NOME DA MUSICA TOCADA NO FINAL DA 6° TEMPORADA NO CASAMENTO DO LEE NA HORA DA DANÇA?????

      Responder

  9. Quero apagar esse final bosta da minha mente , como farei agora para desver? Afs foi como perder um parente eu amava essa família e conseguiram cagar, quem escreveu esse final odeia ver uma família feliz só pode.

    Responder

Deixe uma resposta