Como já falamos por aqui, o gênero do terror segue aquecido e temos mais um lançamento interessante essa semana para analisar. Estamos falando de Ligação Sombria, título com elenco enxuto, que conta uma história absurda e sufocante.
Vindo de uma performance impressionante em Longlegs (2024), Nicolas Cage mostra novamente toda sua versatilidade em Ligação Sombria. A trama conta a história de um homem comum (Joel Kinnaman) que está a caminho do hospital para acompanhar sua esposa, prestes a entrar em trabalho de parto. É neste momento que um desconhecido (Nicolas Cage) senta no banco de trás e o ameaça com uma arma. Encurralado, o motorista não terá outra escolha a não ser dirigir e seguir uma série de exigências imprevisíveis ditadas pelo estranho.
Com uma execução muito interessante, o filme acontece quase todo dentro de um carro, e toda a ação é focada nesses dois personagens. Assim, a tensão da história se apoia quase que exclusivamente no trabalho de interpretação de Cage e Kinnaman, que entregam performances muito memoráveis.
Enquanto Cage personifica todo o excesso e desquilíbrio, Kinnaman é o comedido e conciliador. Essa dualidade funciona muito bem e temos uma narrativa de terror psicológico muito bem construída, onde o absurdo da situação é diluído nesses dois prismas, deixando para o público a função de escolher por qual lado vai seguir. Embarcar na loucura ou tentar ver a lógica para escapar dessa armadilha?
Que Nicolas Cage está em uma de suas melhores fase não é novidade. Produzido pelo ator, Ligação Sombria parece ter sido um projeto escolhido a dedo para que ele pudesse se soltar ainda mais e mostrar a amplitude de seu talento. O ponto é que isso não funcionaria tão bem se ao seu lado em cena estivesse um ator mediano, que não “tankasse” o nível de Cage. Felizmente, aqui podemos ficar tranquilas. Com trabalhos pontuais como O Esquadrão Suicida (2019) e O Silêncio da Vingança (2023), Joel Kinnaman é uma escolha brilhante para o papel e colabora para que Ligação Sombria seja mais um dos excelentes lançamentos de terror dessa safra de 2024.
Com direção de Yuval Adler e roteiro de Luke Paradise, Ligação Sombria tem distribuição da Diamond Films e estreia em 19 de setembro.