Qual seria a definição de um dia “perfeito” para você? Pode ser que você idealize a perfeição como um dia em que muitas coisas acontecem, em que você realize sonhos antigos, encontre pessoas amadas, tenha experiências incríveis… Para algumas pessoas, no entanto, um dia perfeito pode ser apenas um dia normal. Um dia tranquilo, onde você vive a sua vida em paz, seguindo a sua rotina diária sem maiores sustos.
É o que vemos em Dias Perfeitos, onde conhecemos Hirayama, um homem de meia-idade que vive uma vida modesta e serena em Tóquio. Seus dias se passam enquanto ele trabalha como zelador de banheiros públicos e se dedica à sua paixão pela jardinagem, música, literatura e fotografia. À medida que nos aprofundamos em sua rotina diária metódica, temos a percepção de que mesmo a mais prosaica das vidas tem seus segredos, suas particularidades e suas dores, que se escondem em dias perfeitos.
Indicado ao Oscar 2024 na categoria Filme Estrangeiro, Dias Perfeitos é a perfeita poesia em forma de filme. A rotina tão previsível do protagonista nos provoca reflexões sobre nós mesmos. O que é a perfeição? O que é preciso para ser feliz? Ao nos darmos conta de que a felicidade pode ser mais simples do que se imagina, ao mesmo tempo, vamos entendendo que mesmo o mais perfeito dos dias precisa de um exercício de fé para que aconteça. Para que seu dia seja bom, você precisa acreditar que ele é. Afinal, existe o copo meio cheio e o copo meio vazio, e ter um dia perfeito só depende de como você encara a sua vida.
Embalados por uma trilha sonora irretocável, vamos acompanhando Hirayama dia após dias, onde uma sucessão de repetições se intercala com pequenos momentos em que tudo pode mudar. Um caleidoscópio perfeito do que é a vida, sempre a mesma, sempre possível de acontecer tanto o melhor quanto o pior, mas, na maioria das vezes, apenas o de sempre.
Dias Perfeitos evoca essa perfeição das coisas simples, deixando aberto que ver a beleza da vida é um exercício diário. Em um filme lindo, poético e singular, temos a chance de olhar para nós mesmos com a mesma benevolência do protagonista e, em um sopro de esperança, acreditar que podemos ter dias perfeitos também. Ainda que aparentemente nada de extraordinário aconteça.
Com direção de Wim Wenders e elenco com Koji Yakusho, Tokio Emoto, Arisa Nakano, Dias Perfeitos tem distribuição O2 Play e Mubi. O filme chega no dia 29 de fevereiro nos cinemas, com estreia antecipada a partir do dia 15 em algumas salas do país.