Preparados para alguns sustos no cinema? Mergulho Noturno é o novo título da Blumhouse, produtora famosa por seus filmes de terror de baixo orçamento e alto nível de assombro.
Em Mergulho Noturno, temos a história de Ray Waller (Wyatt Russel), um ex-jogador da liga principal de beisebol forçado a se aposentar precocemente em função de uma doença degenerativa. Em busca de novos ares, com a esposa Eve (Kerry Condon) e os filhos adolescentes Izzy (Amélie Hoeferle) e Elliot (Gavin Warren), eles se mudam para uma nova casa, com uma piscina magnífica que logo se torna o centro da vida da família. No entanto, esse recomeço cheio de esperanças aos poucos se mostra estar prestes a afundar diante do mistério sombrio que aquela piscina tão adorada esconde.
Baseado no aclamado curta-metragem de 2014, de Rod Blackhurst e Bryce McGuire, o filme faz um bom trabalho ao brincar com o desconhecido ao centrar todo o mistério da trama na piscina da casa. Na medida em que Ray começa a ver progresso em sua saúde ao fazer sessões de fisioterapia na água, uma sinistra obsessão toma conta do ex-jogador, que se blinda de ver como os acontecimentos macabros ao seu redor, envolvendo amigos, sua esposa e até seus filhos, ou qualquer pessoa que se aproxime da piscina, acontecem.
De um modo geral, a trama fecha o check list dos filmes de terror: família se muda para uma nova casa, coisas estranhas acontecem, ninguém acende uma luz que seja enquanto anda pela casa à noite (é impressionante!), drama familiar apresentado de forma duvidosa, etc… Depois do estrondoso sucesso de M3GAN, também da Blumhouse, é provável que o cinéfilo chegue cheio de expectativas para conferir Mergulho Noturno, mas é bom avisar de antemão que a pegada é outra. Estamos falando de um filme de terror de abordagem mais clássica, no sentido de assustar na medida, sem provocar tanto alvoroço.
Os destaques ficam por conta da boa atuação de Wyatt Russel, quase um novato, mas entregando bem no papel de pai exemplar que vai enlouquecendo aos poucos (olá, O Iluminado!) e Kerry Condon, que sustenta o filme todo com uma performance sóbria e eficiente.
E já que falamos de O Iluminado, vale contar que Mergulho Noturno traz vários acenos visuais para os fãs de Stephen King, o que não chega a mexer nos ponteiros da trama, mas dá aquele quentinho em nosso coração em meio a água tão gelada.
Com direção de Bryce McGuire, que também assina o roteiro junto de Rod Blackhurst, Mergulho Noturno tem produção Blumhouse e distribuição Universal Pictures. O filme tem estreia para todo o Brasil em 18 de janeiro.