Uma comédia divertida com texto afiado. Com ares daqueles filmes de antigamente, com uma doçura que já não se vê mais nas comédias. É assim que Os Rejeitados, novo título do diretor Alexander Payne, chega aos cinemas.
A sensação é mesmo de ser transportado para outra época, outros tempos. Ambientada nos anos 70, a trama traz um professor ranzinza, Paul Hunham (Paul Giamatti), de uma escola de elite americana, que é forçado a permanecer no campus para cuidar do grupo de alunos que não tem para onde ir durante as férias de Natal. Tão de castigo quanto seus pupilos, Hunham acaba criando um laço com um deles, o encrenqueiro Angus (Dominic Sessa), e com Mary Lamb (Da’Vine Joy Randolph), a cozinheira-chefe da escola, que acaba de perder um filho no Vietnã.
Com os dias de detenção passando e convivência forçada, o trio improvável vai construindo sua própria dinâmica e cedendo em suas vulnerabilidades. E somos facilmente envolvidos nessa atmosfera, criando empatia por cada um do trio, em meio às gargalhadas que eles nos causam em diversas situações absurdas e diálogos impagáveis.
Grande parte do mérito dessa conexão instantânea do público com o filme vem do elenco. Mais uma vez brilhando com todo seu carisma e talento, Paul Giamatti está espetacular como o odiado professor Hunham, cheio de truques e manias. Ao seu lado, Da’Vine Joy Randolph é outra presença forte e cativante, junto com o estreante Dominic Sessa, que interpreta com propriedade o adolescente genioso e genial Angus.
Não por acaso, tanto Giamatti quanto Randolph foram premiados com o Globo de Ouro com este filme, ele como melhor ator em comédia/musical e ela como melhor atriz coadjuvante em filme.
Para além do elenco tão acertado, temos um filme dirigido com um olhar esperto e carinhoso, em um roteiro onde o humor acontece de forma espontânea, sem exageros, sem apelação. Enclausurados naquele colégio enorme e sem ter muito o que fazer além de olhar para si mesmos, o trio de Os Rejeitados nos faz refletir também, é bom poder fazer isso rindo, e não chorando – como seria de se imaginar.
Com direção de Alexander Payne e roteiro de David Hemingson, Os Rejeitados tem distribuição da Universal Pictures., e chega aos cinemas brasileiros nesta quinta, dia 11 de janeiro.