Cinema: After

Após anos de espera e muitas idas e vindas na produção, como vimos na coletiva da escritora Anna Todd, finalmente chega às telonas After, filme baseado no sucesso literário do Wattpad.

Com estreia prevista nos cinemas brasileiros para 11 de abril, o filme adapta a trama que causou sensação na literatura adolescente ao retratar uma versão ficcional de Harry Styles (da boy band One Direction) em uma tórrida história de amor com uma universitária sonhadora e pura, Tessa Young.

Para o filme, claro, os nomes foram mudados (assim como foram quando o livro saiu do Wattpad para o mundo), então temos Hardin Scott (iniciais mantidas), o misterioso e todo tatuado colega de faculdade de Tessa – uma novata que chega para cursar Economia e tem seu mundo revirado de ponta-cabeça com a presença magnética de Hardin.

O amor dos dois, inevitável e avassalador, faz com que Tessa precise rever suas prioridades, mergulhando em uma experiência pela qual não esperava até conhecer o rapaz. Por isso, para ela sua vida pode se resumir em “antes” e “depois” (after) da chegada de Hardin nela.

No filme, temos Hero Fiennes Tiffin como Hardin, e Josephine Langford como Tessa. Quase novatos, vindo de trabalhos menores, atuando junto a dupla convence e tem química, ficando bem perto do que o imaginário das fãs construiu para o casal do livro. Vale dizer que Josephine tem tempo quase total de tela, estando presente em todas as cenas do filme. A boa notícia é que ela segura bem o protagonismo, trazendo com fidelidade a doce Tessa que conhecemos das páginas escritas por Anna Todd.

Hero Fiennes Tiffin é quem tem a maior responsabilidade, no entanto, ao interpretar não só o personagem de um livro, mas um personagem que foi pensado fisicamente com as características de alguém de carne e osso (e muito amado), Harry Styles. Tiffin e Styles não são nem mesmo parecidos fisicamente, é importante entender desde já, mas o ator conseguiu pegar a essência do conceito do que seria o Harry Styles idealizado por Anna Todd: um rapaz lindo, mas atormentado por algo, ainda assim loucamente apaixonado por Tessa. Nas cenas quentes, e não são poucas, nos grandes closes de rosto e nos momentos em que finalmente fala e abre seu coração para Tessa, vemos o Hardin que tanto amamos, em um novo rosto, que podemos imediatamente começar a amar também.

Para os fãs preocupados com possíveis mudanças drásticas na adaptação de livro para filme, um recado: podem ficar tranquilos. Embora alguns personagens assumam novos traços de personalidade (algo como J. K. Rowling revelando só depois que fulano é gay), as cenas mais icônicas do livro são retratadas ao pé da letra, para delírio do fandom.

Para quem não conhece a história e quer apenas curtir um filme de amor, vá preparado para toda uma avalanche de sentimentos adolescentes. A história de amor de Tessa e Hardin é uma história de primeiras vezes e descobertas, por isso pode parecer até superficial para o espectador mais maduro. Como um 50 Tons de Cinza universitário, a tônica é mostrar como o amor pode ser capaz de mudar a vida de uma pessoa. Se você acredita nisso, sendo adolescente ou mais adulto, After vai te dar tudo o que você quer. E vai ser incrível.

AFTER
EUA | 2019 | 106 min. | Drama
Título Original: After
Direção: Jenny Gage
Roteiro: Jenny Gage, Susan McMartin
Elenco: Hero Fiennes Tiffin, Josephine Langford, Selma Blair, Peter Gallagher
Distribuição: Diamond Filmes

Escrito por Tati Lopatiuk

Tati Lopatiuk é redatora e escritora em São Paulo. Gosta de romances em seriados, filmes, livros e na vida. Suas séries favoritas são Girls, The Office e Breaking Bad. Pois é.

Seus livros estão na Amazon e seus textos estão no blog.

Deixe uma resposta