Mega Artesanal aquecendo o inverno de São Paulo

Sim, é tempo de novidades sobre artesanato no maior evento da América Latina sobre o assunto.

A 14ª edição da Mega Artesanal acontece no de 22 a 26 de Julho no Centro de Exposições Imigrantes com entradas por R$ 20,00 e transporte gratuito a partir da estação Jabaquara do metrô.

bordadeiras do jardim conceiçãoAlém dos estandes de artesãos, lojistas e grandes empresas, o evento contará com 20 diferentes mostras, entre elas a exposição das Bordadeiras do Jardim Conceição, grupo fundado em 2008 no bairro da cidade de Osasco, na Grande São Paulo, durante aulas de capacitação ministradas no bairro Jardim Conceição, comunidade formada a partir de uma ocupação no final dos anos 1980, e que ainda hoje carrega problemas característicos das regiões periféricas. Com uma coleção inicial de peças para cozinha, copa e cama, hoje as bordadeiras fabricam, além de peças para a casa, acessórios femininos, como bolsas e nécessaires, todos feitos à mão.

Além das exposições, a feira reunirá centenas de empresas, entre indústrias, atacadistas, varejistas, ateliês, escolas, ONGs, editoras e artesãos que mostrarão tudo para quem gosta e faz artesanato, seja por hobby, por terapia, para complementar o salário ou como fonte de renda.

O pessoal do Elo7 preparou seu primeiro bazar offline com a participação dos artesãos que tem lojas online no portal, um espaço de atendimento no estande para quem tiver dúvidas sobre como ter sua loja online, vantagens e diferenciais, e cursos profissionalizantes em parceria com o pessoal da EduK em mini aulas de 30 minutos. Thais Kato, Debora Radtke, Terezinha, Simone Aguiar e Tati Delphino estão entre os profissionais que estarão por lá compartilhando conhecimento.

O estande da Elo7: Ruas F/G – Números 249 e 250.

Já a Döhler S/A, indústria têxtil de Joinville (SC), contará com um estande de 300 metros quadrados, a marca catarinense traz mil vagas por dia em workshops de artesanato. Sob comando do artista plástico Marcelo Darghan e de artesãos consagrados, serão ensinadas técnicas de patch aplique, bordado, pintura, decupagem, entre outros. Parte das vagas está sendo oferecida antecipadamente e podem ser garantidas até o dia 23 de julho pelo SAC da Döhler (Telefone: 0800 643 0214).

Para quem já aderiu a onda do “faça você mesmo”, outra atração é a Burda Style. Além de anunciar o lançamento da edição brasileira da revista e de todo seu ecossistema voltado para manuais costura, no estande da Burda Style serão ministrados cursos como leitura de moldes e aplicação de zíper, e aulas de técnicas de patchwork com Ana Cosentino. Além disso, os visitantes que forem ao estande poderão se “tornar” capa da revista e, em apenas um clique, compartilhar a novidade através das redes sociais.

Ainda será possível conhecer um pouco mais sobre o projeto da Burda Style para o Brasil. “Trata-se de um ecossistema, ou seja, além da revista, há uma comunidade de 70 mil fãs no Facebook, um site com conteúdo e que também irá vender serviços e produtos, um canal no YouTube com vídeos exclusivos, a Academia Burda, com cursos de costura presenciais e à distância (e-learning), a feira Burda Expo, em fevereiro de 2015, e futuramente também livros e fascículos”, explica Ian Levy, CEO da TailorMade Media Brasil e sócio da joint venture com o grupo alemão BurdaInternational.

“Doce vida” é o tema da Casa da Mega 2014, uma das grandes atrações da Mega Artesanal. Na casa de 180m² montada no Centro de Exposições Imigrantes, 23 artesãos, designers e arquitetos vão mostrar a versatilidade do artesanato na decoração, inspirar o público a soltar a criatividade e sensibilizar outros profissionais para o uso de peças feitas à mão, muitas, inclusive, criadas com materiais que seriam descartados e que ganharam uma nova e bela utilidade.

Serão nove ambientes, todos tendo como base as artes manuais e o artesanato. A mostra começa pela garagem, que se transformará numa confeitaria artesanal e servirá de inspiração para empreendedoras que começam seus pequenos negócios em casa e que podem mostrar sua criatividade também na decoração. Ideias também não vão faltar no quarto do casal. O ambiente está sendo montado pela equipe do Feltros Santas Fé, que dá pequena mostra do que os visitantes vão encontrar: uma charmosa poltrona feita com paletes e decorada com flores em feltro.

 

feltro corujas kawaiiQuem quiser aprender a fazer bonecos e outras peças em feltro, por exemplo, pode aproveitar a Mega Artesanal 2014 para conhecer a Kawaii Feltros e sua linha de kits de moldes e apostilas Os feltros são recortados a laser, o que confere um acabamento perfeito, e os tamanhos variam de 0,5 cm até 20 cm. As peças vão desde recortes básicos, como florzinhas, corações, círculos, estrelas, até os mais elaborados como corujas para montagens, bichinhos safari, personagens infantis, entre outros. Além disso, a Kawaii também oferece produtos prontos para diversas aplicações que facilitam a vida do artesão como laços e rosas, por exemplo.

A Feltros Santa Fé – queridinha de quem trabalha com feltro como eu, também tem presença garantida.

Infelizmente esta ano não poderei dar uma olhada ao vivo nas novidades – a visita de crianças até 12 anos é vedada, mesmo que acompanhada de responsáveis, e estamos em época de férias escolares -, mas você logo logo poderá dar uma olhadinha no que as meninas do SuperZíper e a Marcela, do Colacorelinha e do blog da Elo7 vão descobrir por lá acompanhando nos respectivos blogs.

Para mais informações clique aqui.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


  1. Oi Simone,

    Gostamos muito do seu post.
    Aliás, você foi a feira?
    Gostaríamos muito de ter conversado com você em nosso stand.

    Abs,

    Equipe burda style Brasil

    Responder

    1. Oi pessoal, desculpem a demora!! Infelizmente não pude ir a feira, mas fiquei deliz de ver que a primeira edição da revista já está nas bancas. Essa semana mesma eu vou pegar a minha!! abraços

      Responder

Deixe uma resposta