Pra alguns a rede é maldição, pra mim é benção

blue bloods frank

Fazia tempo que essa imagem estava guardada aqui no computador a espera de uso, acabou servindo bem a este dia.

Logo pela manhã eu vou olhar o Facebook – sim, sou dessas que olham as redes sociais antes de sair da cama – e dou de cara com:

a) Um vídeo que eu assistiria horas seguidas só por causa das mais gostosas gargalhadas.

b) A melhor resposta a uma pergunta sexista por parte de um roteirista da Marvel.

c) 20 dicas para vencer o stress do dia a dia – preste atenção especial aos itens 5, 14 e 17.

d) Um acessório perfeito para que a Tequila não molhe sua barriga nestes dias de chuva.

Ou seja, em questão de minutos e graças amigos de perto e de longe eu pude ficar encantada, dar gargalhadas, repensar algumas atitudes e acreditar um tanto mais na humanidade graças a meu mural do Facebook. Isso sem contar os muitos amigos que eu fiz graças a ela, ou mesmo dos antigos conhecidos com quem descobri ter tanto em comum que acabaram se tornando amigos próximos.

Eu sei, tem gente que odeia a rede social do tio Mark, mas depois que a gente filtra um tanto as coisas eu realmente acho que você pode só ganhar ao utilizá-la.

Mas eu tenho que adicionar parentes com que não convivo? Olha, eu tenho parentes com quem não convivo, conhecidos das redes, conhecidos da vida real cujo vínculo acontece por conta da filha, por exemplo, e com quem não tenho nada em comum. Ou tenho amigos queridos, mas que partilham coisas que eu não gosto de ver – imagens de animais ou crianças sendo maltratados por exemplo; eu juro para vocês que eu não preciso ver isso para saber que o ser humano tem tanta mente para o maravilhoso quanto para o horrível.

O que eu faço é usar os filtros. Você pode adicionar alguém e ainda não ver suas atualizações em seu mural, para isso: acesse o perfil da pessoa em questão, clique no pequeno triângulo ao lado de Amigos no banner superior e desmarque a opção Mostrar no Feed de Notícias. Pronto, você não precisa magoar ninguém e nem ver coisas que não gosta (de comentários sexistas e intolerantes a piadinhas de baixo calão).

O lado contrário também funciona bem: não quer que algumas pessoas vejam tudo que você escreve? Além das opções de privacidade, que permitem que você selecione qual público você quer que veja as suas postagens gerais (você pode escolher que só amigos vejam ou que todos vejam, mesmo sem ser seus amigos), você pode selecionar a opção Amigos Exceto Conhecidos. Aí é só você separar seus amigos nestas duas categorias e pronto, apenas quem você quer verá o que você escreveu.

Finalmente você ainda pode escolher personalizar quem vê determinada publicação ao ponto de escolher essas pessoas uma a uma.

Para isso é só clicar no botão ao lado de Publicar e selecionar a opção correta.

Assim como na vida, nas redes sociais você escolhe com quem quer partilhar suas conquistas e de quem quer ter notícias, tornando mais leve e prazerosa a jornada de todo dia.

Força na subida!

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta