E o Nokia Lumia 720?

nokia lumia 720

 Olha a gente e o Windows Phone de novo, gente. Desta vez a Nokia me ofereceu o Lumia 720 para testar e o bichinho é um grande conquistador!

Em termos de equipamento ele não é tão diferente assim do Lumia 620 que eu já havia testado, pesam a favor dele: tela bem maior, que é uma delícia de usar e não faz com que ele seja mais pesado que o parente, um design limpo e bonito, a câmera de 6.1 Mp (a frontal também é superior) e a bateria que dura bem mais. Tem um comparativo bem legal neste site aqui sobre os 3 aparelhos que a Nokia trouxe recentemente ao mercado.

Outro detalhe quanto às fotos: em situações de pouca luz o Lumia me pareceu mais eficiente que o iPhone.

Contra? Não encontrei. Na verdade a pouca memória, 512 MB como o 620, deixa um pouco a desejar, mas não é nada que afete drasticamente o uso do aparelho. E, apesar disso, eu o considerei melhor que o 620, mas não sei o quanto do fato de eu já estar familiarizada com a plataforma conta nesta minha avaliação do segundo aparelho.

Na verdade o grande calcanhar de Aquiles dos aparelhos da Nokia é um só: a falta de aplicativos. Enquanto estava com o 720, por exemplo, eu fiquei feliz de usar o Instance com mais eficiência para subir fotos ao meu Instagram, mas aí veio o tio Mark e passou a deletar fotos que fossem subidas ao Instagram ou ao Facebook que não tivessem sido originadas pelo aplicativo original e eu fiquei mais do que frustrada.

O WordPress, do qual eu reclamei em meu primeiro texto, sofreu uma atualização, mas ainda assim deixa a desejar em relação aos equivalentes para as plataformas iOs e Android.

Do outro lado, aonde tem o dedo da Nokia + Microsoft a experiência é linda, não tenho outra palavra para descrever. Tive a oportunidade de usar o aplicativo de mapas nativo em uma viagem e ele foi muito eficiente, rápido em encontrar rotas alternativas quando errávamos o caminho – marido ao volante – e marcou com precisão o tempo de percurso. Seu defeito é não ser eficiente para apontar opções de transporte público o que, para mim, usuária deste, fez uma falta enorme.

Todos os aplicativos “nativos”, vamos dizer assim, são tão eficientes quanto o mapa: músicas, vídeos, agenda, fotos, tudo fácil de usar e bastante eficiente.

O sistema operacional é muito estável, como eu já havia citado, e eu acho simplesmente sensacional você não ter de encher seu aparelho com os aplicativos das redes sociais que usa porque ele já lhe traz suas atualizações na tela principal e permite que você atualize mais de uma ao mesmo tempo.

Ah, e, de novo: que corretor ortográfico maravilhoso! Como eu disse antes, também, ele é muito eficiente em apontar alternativas, aprender suas principais palavras e, olha que lindo, ele separa as palavras que você escreveu junto ao invés de transformá-las em uma terceira palavra absurda como os demais corretores fazem. Se o pessoal que desenvolve aplicativos precisa olhar com mais carinho para essa plataforma, do outro lado os desenvolvedores dos sistemas operacionais concorrentes bem que podiam copiar a solução de correção desses moços.

Ah, falando em desenvolvimento de aplicativos: a plataforma pode ser uma oportunidade e tanto para os desenvolvedores justamente porque ainda tem poucos disponíveis. O sistema operacional  Windows Phone já se tornou o segundo mais usado na América Latina, sendo o que mais cresceu entre os três.

E, para quem não depende de aplicativos a não ser joguinhos e redes sociais, a compra de um aparelho Lumia pode ser uma grata surpresa: fácil de usar, interface limpa, bateria com ótimo desempenho e uma “pegada” excelente.

P.S. Aparelho somente disponível nas cores branco e preto no mercado brasileiro. Continuo magoada.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

7 Comentários


  1. Simone, estou in love com meu 920, a câmera com a lente Zeiss faz a diferença, principalmente no escuro.

    Já está liberada a atualização Amber para o Windoes phone 8, e virão o rádio, desbloqueio com dois toques na tela e habilitação para os apps Nokia pro Cam e Smart Cam. Já viu os vídeos? Sensacional.

    E os Hubs? Qualquer hora, algum desenvolvedor faz um aplicativo com as funcionalidades do Hub Pessoas. Nos contatos, a pertir de um clique, podemos escrever no Fb, tuitar, enviar SMS para um amigo.

    Fiz listas no Hub, nem abro mais os aplicativos do Twitter e facebook, está tudo lá.

    Hoje sou Lumia e todos são excelentes, do 520 ao 920.

    =)

    Responder

    1. Você viu a notícia de compra da Nokia pela Mocrisoft? Ainda tô besta!

      Então, eu achei o sistema operacional muito mais limpo, fácil, leve. Comprei um 520 para minha mãe, que nunca tinha tido um smartphone e ela aprendeu rapidinho.

      Acabei me mantendo no iOs porque ganhei um, mas ano que vem já tenho pontos para um zerinho e quero muito colocar a mãe no 920 (ou o que vier depois, né?).

      Beijos

      Responder

  2. Eu vi, estou sentindo uma sensação estranha, mas espero que a MS faça a Nokia voltar ai que era.

    Adorei o Lumia, fico triste quando está carregando e sou obrigado a usar o IOS.

    IOS é um ótimo SO mas acho o iPhone inferior comparado aos Andróides das vitrines. O botão físico inicio horrível, os virtuais dos andróides e WP são muito mais inteligentes, principalmente para retornar a uma operacso anterior.

    Acho o Nexus 4 o melhor custo benefício do mercado ao lado do 820. Hoje a loja Nokia baixou o preço do 920…

    Responder

  3. Só não gosto do IE não enxergo e muito menos acerto a digitação

    😉

    Responder

  4. boa noite, vc pode me ajudar a instalar o corretor automático? tenho um lumia 720 mas não consigo usar o corretor :/

    Responder

Deixe uma resposta