Esse é um passo a passo que não exige quase nenhuma habilidade, para ser feito rapidinho e dar graça a sua geladeira ou a aquele mural de metal do quarto.
Você vai precisar:
1. Suas fotos preferidas no Instagram;
2. Uma impressora colorida razoável (não, não precisa ser uma Brastemp, até porque as Brastemp nem tem sido tão Brastemp assim);
3. Papel para fotografia tamanho A4 (eu comprei esse aqui);
4. Fita magnética adesiva (eu comprei essa aqui) ou aqueles imãs que todo mundo tem em casa da padaria, açougue ou pizzaria e são feitos com manta magnética impressa e cola.
5. Uma tesoura.
Bom, após escolher suas fotos favoritas você precisará imprimi-las. Eu uso o Picasa em meu computador e ele permite que eu selecione várias fotos de pastas diferentes e envie para a impressora. No próprio aplicativo, ainda, eu escolho quantas fotos eu vou querer por página, podendo assim fazer com que as fotos fiquem menores (daí que a resolução não precisa ser tão boa).
Eu escolhi uma opção em que em uma mesma página A4 eu imprimi 5 fotos por linha, 4 linhas na página, num total de 20. Eu acredito que o Windows ou o Windows Live Galerie também permita fazer desta mesma forma.
Após impressa é só colocar a tesoura para trabalhar, lembrando de respeitar as bordas diferentes de cada tipo de filtro aplicado pelo Instagram.
Fotos recortadas é hora de transformá-as em imãs: caso você, como eu, opte por usar a fita adesiva a coisa fica fácil, já que é só recortar a fita no tamanho do cumprimento da foto e aplicar atrás de cada uma. Caso você opte por reaproveitar seus imãs de geladeira primeiro você precisará recortá-los de maneira a não aparecerem quando colocados atrás das fotos. Depois você precisará colá-los.
A parte da colagem, neste caso, vai exigir um pouco de cuidado. Se optar por cola quente o ideal é aplicá-la sobre o imã e só depois colocar a foto, para não correr o risco da “quentura” estragar a imagem da frente. Outra opção é buscar por uma cola em lojas de artesanato ou construção que cole produtos não porosos, já que o imã não tem porosidade. A terceira opção é substituir o papel para fotografia de que falei por um com adesivo, na mesma loja que comprei o meu ele estava disponível, só que aí você precisará que foto e imã tenham exatamente o mesmo tamanho para não ficar com sujeira grudando depois.
Bom, de qualquer forma essa dica vale para fotos ou para aquelas lembrancinhas de aniversário infantil que muita gente usa. Caso você não disponha de uma impressora colorida pode, ainda, pedir a um laboratório fotográfico que faça a redução de tamanho e impressão pra você, o custo é um pouquinho maior, mas a foto também deve durar por mais tempo.
E aí, todo mundo Instagramando a geladeira?
P.S. Já vi por aí o pessoal aproveitando pastilhas de vidro transparente ou contas de vidro transparente das usadas em jardinagem por sobre fotos menores (3×4 cortadas), o que acaba por protegê-las. O problema é: 1. a foto precisa ser pequena mesmo; 2. quando se tem gatos, imãs mais “altinhos” se tornam brinquedos rapidamente e vão parar no chão.