Cadê o bicicletário que estava aqui?

Enquanto no Rio de Janeiro boas notícias sobre a expansão do Bike Rio, que agora chegou a Rocinha e São Conrado, em São Paulo alguns ciclistas foram surpreendidos no início de 2012 com a desativação de alguns bicicletários do antigo programa Use Bike, agora Nossa Bike.

O programa Use Bike era origem de uma parceria entre o Instituo Parada Vital e a seguradora Porto Seguro: enquanto o primeiro ficava responsável pela manutenção dos bicicletários nas estações do metrô e trem, a seguradora aproveitava seu contrato com os estacionamentos Estapar e cuidava dos bicicletários instalados em unidades deste, oferecendo o mesmo serviço que nas estações.

Com o final da parceria com a Porto Seguro – a marca agora estampada nas bicicletas do programa é da SABESP, órgão do estado de São Paulo – os bicicletários dos estacionamentos Estapar foram desativados, agora sem monitores ou locação de bicicletas, sendo encontrados apenas os paraciclos em alguns locais.

A manutenção dos paraciclos nos locais será uma liberalidade dos estacionamentos, já que, por lei, eles não são obrigados a mantê-los (diferentemente dos centros de compra, edifícios comerciais e outros que tem de fazer e não o fazem).

Então, você ciclista, pode fazer duas coisas para incentivar a Estapar não só a manter os paracilos atuais, mas também a aumentar a oferta: mande o seu e-mail (amigável) para a Estapar demonstrando o quanto isso é importante para a cidade e, também, lote os paraciclos existentes.

Neste final de semana, por exemplo, se for visitar a Paulista, a Livraria Cultura do Conjunto Nacional, deixe seu carro em casa, vá de bike e use o paraciclo do local. Muito mais seguro que prender bicicleta no poste da rua, não é?

Em tempo: os bicicletários das estações não sofrem alteração e continuam sendo mantidos pelo Instituto.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta