Se tem algo para o qual o Instagram serve bem é para nos deixar com fome: tem sempre alguém tirando foto de comidinha de restaurante ou feita em casa, te deixando com vontade de algo novo, algo gostoso, algo confortante.
E foi no Instagram que eu dei de cara com uma foto de pão de alho daquelas que parecem até soltar cheiro. O culpado era o Eden. Curti a foto e mantive a lembrança.
Até que um dia eu o vi conversando com alguém no twitter e descobri que a receita estava na roda. É claro que eu pedi e é claro que a fiz no mesmo dia. E hoje de novo, quando o marido fez bico e falou que estava com vontade de comer aquele pão de alho, acompanhado de um bom vinho.
Da primeira vez que fiz eu também postei foto no Instagram – essa aí de cima – e prometi compartilhar a super difícil receita que demora enormes 10 minutinhos para ficar pronta. Promessa é dívida e aí vai a receita, do jeitinho que a recebi, com direito a vocabulário próprio, vindo lá de Recife. Aproveitem!
A receita dá pra 6 pães BEEEEMMMMM recheados.
1 pote de requeijão (A quantidade de queijo interfere no sabor. Eu prefiro aqueles cremosos meio sem gosto)
100g de manteiga
2 colheres de sopa bem cheias de maionese
Sal, pimenta do reino moída na hora, orégano, manjericão e salsa desidratada/fresca a gosto.
2 colheres de sopa de alho picado (compro o já picado e você pode mudar a quantidade a gosto também)
Pega o pão francês e dá vários cortes transversais ( / / / / )
Atocha esses corte de pasta. Coloca os pães no refratário. Por cima deles passa mais uma fina camada da pasta. Por cima dela polvilha pouco orégano e salsa (só pra dar cor), queijo ralado (só pra decorar também) e alho frito crocante (compra um saquinho).
Aí vai pro forno até o pão ficar crocante.
Pronto.
Link Permanente
Amei a receita, vou fazer agora mesmo.Estou com água na boca. bjos