Detetives da História chega hoje no History Channel

Quem me conhece sabe que eu tenho uma queda absurda por tudo que se refere a história – melhorei muito, quando eu era criança eu lia os livros de história de escola do meu irmão, deu para imaginar? – e é por causa disso que eu pago pacote caro de TV a cabo e não pelos canais de filmes, preciso garantir ter todos os Discovery disponíveis.

E eu sempre adorei o History Channel. Os programas relacionados à Revolução Francesa e à qualquer uma das grandes guerras ficam na lista de assistir sempre que passam. Mas andei reclamando bem do canal, que andou gastando horas e horas de programação com programas mostrando a vida de caminhoneiros no gelo ou de grandes homens e seus grandes brinquedos motorizados.

Por isso mesmo é que tenho gosto em anunciar a nova série do canal: Detetives da História, que estréia hoje às 21h00.

Detetives Da História é produção brazuca, vejam vocês, e tem por objetivo consolidar o compromisso do canal em produzir conteúdo para o país.

Os episódios serão apresentados pela dupla de atores Renata Imbriani e André Guerreiro Lopes que vão, a partir de objetos herdados, achados ou histórias curiosas, desbravar locais cuja história pode ter sido esquecida ou não revelada, sempre com a ajuda de  historiadores, arqueólogos, estudiosos da cultura popular, restauradores e detetives profissionais.

Para a produção dos seis episódios desta primeira temporada, segundo Belisário Franca, diretor artístico da Giros, parceira do canal na produção, foram gastos nove meses de muita viagem e muita risada.

A idéia é oferecer uma uma oportunidade para conhecer fatos, por vezes surpreendentes, sobre acontecimentos da história do País. O processo se inicia com o contato de telespectadores que desconfiam da importância histórica de determinado objeto, construção ou local. Aquele velho artefato no porão da casa, por exemplo, pode ter sido uma arma decisiva durante a épica Guerra de Canudos. Ou então, um personagem lendário talvez tenha vivido na construção localizada na esquina de determinada rua. Tudo é investigado e esclarecido.

Além das histórias contadas em cada episódio, os telespectadores serão convidados a participar através de um minisite, aonde poderão fazer o upload de fotos dos objetos encontrados ou herdados e contar sua história.  Caso sejam selecionados, estes objetos se tornar tema de episódios da segunda temporada da franquia.

Ficou curioso? Eu também!!

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

5 Comentários


  1. vou deixar para assistir na reprise amanhã as 13 h 🙂
    a tv a cabo não serve só para ver seriados e filmes heheheheheheh, tem muitos documentários muito bons como este

    e concordo contigo, ver caminhoneiros no gelo era um saco

    Responder

  2. Vocês são demais! Olhe que já tô nos enta. O roteiro tava justinho, o enquadramento era bom, os diálogos estavam ajustados, exceto pelo sr. da praia, que eu vi a boca dele falando mais do que a matéria, para outra ocasião, de possibilidade de haver palavras do depoente, edite de forma mais rigorosa.
    Como verdade, gosto de criticar. Mas só vocês conseguiram acordar o leâo que existe em mim. E vejam, a minha opinião a despeito de vocês, são ótiiiiimos!
    Vocês buscando temas como fizeram ( eu sei que vocês têm acesso à estátísticas, não vocês, mas quem passa para vocês, tudo bem, eu entendo) estão fazendo algo muito bacana ( lembra, eu sou dos enta, quarenta?). Tudo bem. Mas a matéria que vi de vocês chega a ser patriótica, e sempre eu disse que vossa geração iria vir a moralizar essa “PPPPIIIIIIIIIIII”, entendeu, né?
    Obrigado a todos vocês por serem qum são e por fazerem o que fazem, têm o meu apoio.
    Continuem.
    Abraços, Ubirajara de Oliveira.

    Responder

  3. Caros,

    Amei o programa e, como sou professora, gostaria de saber se há como ter acesso ao conteúdo para mostrar aos meus alunos! Parabéns pelo excelente trabalho.

    Responder

    1. Este é um blog independente, feito por uma fã de seriados de TV, para maiores informações sobre a programação ou reclamações favor buscar o site oficial do Canal History Channel.

      Responder

  4. Olá, boa tarde!
    “Detetives da História” é um programa excelente mesmo! Assim como a maioria dos que passam no Discovery…
    Abs,
    Gustavo

    Responder

Deixe uma resposta