CSI: 19 Down (09×09)

bscap0002

Penúltima vez em que veremos este estrelando nos créditos iniciais de CSI. E o episódio duplo de despedida de Gil Grissom foi simplesmente magistral. E escolhi três expressões faciais de despedida para colocar aqui (sei, são só três e as caras e sentimentos foram muitos):

bscap00031bscap00091bscap00121

O episódio não foi nada do que eu esperava. Antes mesmo dos créditos Grissom já tinha comunicado sua saída, de maneira simples, de maneira direta. Foi interessante, mas completamente inesperado frente a todos os episódios em que a frustração dele veio sendo trabalhada.

O crime a ser investigado, muito bem escolhido: um corpo encontrado no pântano leva a equipe a um assassino em série já encarcerado há muitos anos. Primeiro Grissom e Brass imaginam que o corpo encontrado seja da primeira vítima do assassino, nunca encontrada. Mas a investigação demonstra que esta é uma vítima mais recente. Um cúmplice? Um assassino copiador? 

Outra bela jogada: usar o assassinato para voltarmos ao caso não resolvido do episódio Leave Out All The Rest, graças a coincidência entre as pegadas encontradas nos dois crimes.

Grissom participando ativamente da investigação nos deu um revival necessário para uma despedida adequada e dar uma “história” ao novo personagem Dr. Raymond Langston – um ex-médico patologista que abandona sua profissão por não identificar que um amigo havia se transformado em um anjo da morte – o tornou mais simpático, tornou mais plausível a sua entrada para a equipe.

Ao longo do episódio, cada personagem tem a oportunidade de se despedir de Grissom e, de uma forma ou outra, dizer que sentirá a partida do amigo. A reação que me deixou mais encantada foi a de David, mas as reações do Dr. Robins e de Brass foram as mais sinceras, eles perdem ali um companheiro de longa viagem. Obrigada Dr. Robins por nunca se aposentar!

Colocar Langston ligando diretamente para Grissom quando ele recebe a ligação do assassino. Ali você cria um vínculo. Não sei ao certo se é por isso, por este vínculo, que eu gostei tanto do novo personagem, mas achei uma ótima sacada.

E mais uma boa jogada foi colocar nas palavras do assassino o fato de que encontrar o primeiro corpo, a primeira vítima, oferecendo um fechamento para sua família. Apenas o início de uma nova história, novas descobertas, e mais algum tempo de Gil Grissom.

bscap0015

Mais alguém aí desconfiou do moço que estava na palestra de Langston, um de olhos claros e cabelos meio despenteados que perguntou sobre como ele dominava as vítimas femininas?

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

3 Comentários


  1. Por enquanto, está sendo uma despedida digna de um personagem tão fascinante.
    Quanto ao rapaz de olhos claros na palestra, deu toda a pinta, a câmera demorou um pouco na sua expressão… sei não..

    Responder

Deixe uma resposta