Blogueira Coristina

A Sam escreveu um ótimo Post sobre essa nossa vida de blogueiros. O Post faz referência ao artigo escrito por ela para a revista B2B Magazine. Me identifiquei demais com o texto, principalmente quando ela fala de nos sentirmos como Cavaleiros da Tavola Redonda, entrevistando gente importante, editando nosso texto e depois tirando fotos com nossos celulares. Eu me sinto parte d eum grupo, de uma tribo, que usa os meios mais modernos para fazer algo de importante.

Vejam só:

Desde que me assumi blogueira no sentido de editora de mídia social e não apenas mãe-coruja blogando por diletantismo, estou caminhando para ser uma Coristina. Como no comercial do tradicional medicamento, no qual a atriz Regina Casé mostra uma cabeleireira faz-tudo (gerente, caixa, secretária, etc), acabo editando o blog com reuniões de pauta mentais. É sério: recebo um release (ou leio / assisto algo), encaminho a idéia para um compartimento, discuto comigo mesma se – e quando, com que relevância – vale um post, escrevo, edito, divulgo, respondo ao leitor, assumo responsabilidade sobre o veículo, trato pessoalmente das questões burocráticas da tecnologia, dos patrocínios. Enfim, somos micro-mini-empresários como editores de blog profissionais, embora nem sempre – e nem todos! – admitamos.
Recebemos mal (ou é pouco ou é muito e o adsense demora), trabalhamos muito além do horário, não temos seguridade social, não temos glamour ou reconhecimento fora do nosso nicho (celebridades de twitter não valem muito no mundo real, risos) e ainda assim quem ultrapassa a linha e se assume editor de si mesmo não volta a ser empregado. Por quê?
Como blogueiros podemos estar numa coletiva com empresários (ou o prefeito) da maior cidade da América do Sul e nos sentar à mesa, como os cavaleiros da Távola Redonda, falar o que pensamos sem censura prévia, postar sem censura posterior, sair no meio da conversa para tomar cafezinho e comer o lanchinho e, ainda mastigando e equilibrando tudo, subir numa cadeira e tirar fotos do evento com o celular. Podemos aparecer sempre com a mesma roupa sem medo de parecer pobre (porque no nicho todos sabem quem é empresário), sem qualquer preocupação sobre o que o chefe vai falar. Se o chefe falar algo, você responde mal ou faz piada, porque o chefe é você. Precisa mais?

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta