Dica de Férias Astronômicas

Essa dica foi compartilhada pela Flávia no Facebook e eu não só adorei como já fiz a inscrição da Carol: minicursos de férias na Escola Municipal de Astrofísica (EMA) que fica no Parque do Ibirapuera, vejam só:

Férias Astronômicas

Férias é um período de descanso e de muita diversão, então porque não aprender coisas novas brincando?! Em julho de 2012, a criançada tem uma nova atividade as “Férias Astronômicas”. Trata-se de uma semana inteira de atividades com temas de Astronomia dedicados para as crianças de 8 a 12 anos, com duração de uma hora e meia por dia, realizado de 16 a 20 de julho na Escola Municipal de Astrofísica (EMA) das 14h30 às 16h. Serão realizadas oficinas em que cada criança vai montar objetos ou jogos de Astronomia e poderão levar para casa como recordação, uma maneira divertida de aprender um pouco mais sobre o universo que a cerca.

Cronograma Minicurso

Data: 16 à 20 de julho

Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 14h30 às 16h.

Requisitos: Crianças de 8 a 12 anos de idade.

AULAS:

1° dia – Sistema Solar em escala de distância;

2° dia – Fases da Lua;

3° dia – Vida em outros planetas;

4° dia – Relógios de Sol;

5° dia – Foguetes à água (FAA).

Minicurso de Instrumentação Astronômica

Em julho a Escola Municipal de Astrofísica (EMA) oferecerá um minicurso gratuito sobre instrumentos utilizados para diferentes tipos de observação do céu, são eles binóculos, telescópios, lunetas e diversos acessórios que também são utilizados na astronomia observacional. Trata-se de um minicurso destinado à adultos sem exigência de conhecimentos prévios na área. O objetivo é mostrar os diversos aspectos e usos dos diferentes instrumentos e acessórios voltados a pratica da astronomia, de modo que todo o público interessado possa se familiarizar com os variados designers óticos e aplicações da instrumentação astronômica.

Cronograma Minicurso

Data: 16 à 20 de julho.

Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 19h às 21h.

Aulas:

1º dia – Os primeiros instrumentos astronômicos;

2º dia – Binóculos;

3º dia – Telescópios;

4º dia – Acessórios astronômicos;

5º dia – Observando o céu com diferentes instrumentos (aula prática).

Minicurso de Astrofotografia Digital

Em julho Escola Municipal de Astrofísica oferecerá um minicurso sobre Astrofotografia com duração de uma semana. Este minicurso tem como objetivo mostrar para o público em geral e iniciantes na prática de observação astronômica, as modernas técnicas de aquisição e captura de imagens astronômicas utilizando câmeras digitais comuns e webcams. Este minicurso possibilitará que todos os alunos consigam, por seus próprios meios, registrar imagens de corpos celestes como a Lua, planetas do Sistema Solar, aglomerados estelares entre vários outros.

Cronograma Minicurso

Data: 23 à 27 de julho

Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 19h às 21h.

Aulas:

1º dia – Introdução à astrofotografia digital;

2º dia – Instrumentação astronômica e a astrofotografia;

3º dia – Técnicas;

4º dia – Fotografando o céu com câmeras digitais (aula pratica);

5º dia – Fotografando planetas com webcams (aula pratica);

INSCRIÇÕES (PARA TODOS OS MINICURSOS)

Poderão participar das atividades as pessoas com inscrições efetuadas dentro do prazo e exclusivamente pela internet através do preenchimento da ficha de inscriçãodisponível no site http://bit.ly/JVfXfG e envio para o e-mail svmaescoladeastrofisica@prefeitura.sp.gov.br entre os dias 1º junho e 12 de julho de 2012 (com término às 16h de 12 de julho – apenas para o retorno com a ficha devidamente preenchida). No caso do preenchimento total das vagas disponibilizadas para o minicurso, as solicitações subseqüentes de inscrições não serão aceitas.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


  1. Quando eu era criança vivia frequentando esses cursos de férias de Ciências, Astronomia, etc. e amava. Carol vai curtir muito, com certeza

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *