4 comentários em “Por Uma Infância Sem Racismo: Juntos Somos Ótimos”

  1. Suzana
    Suzana 28/03/2011 em 3:05 pm

    Oi, Simone;

    Converso muito com as meninas sobre isso, principalmente porque a professora adorada das meninas é negra, e sofre vez ou outra com o racismo de mães que comentam que “tinha que ser preta” a professora que botou o filhote delas de castigo… Catatau pegou então o hábito de dizer que a professora era “morena”, porque viu que dizer “negra” era ofensivo e que magoaria a profa. Ela chorou muito quando eu disse que a mestra era negra: “Não, mãe, não fala isso! Ela vai ficar muito triste com você!” E eu explicando que a professora tinha muito, MUITO orgulho de ser negra. Enfim ela aceitou, mas ainda se sente pisando em ovos com o assunto.

    No Natal dei à Zé Colméia a barbie negra mais linda que eu já vi, da coleção Black Label (você conhece?). Parece uma princesa núbia. Absolutamente de tirar o fôlego. E ela anda com aquela boneca pra cima e para baixo.

    Mas é complicado (complicado não é a palavra certa; na cabeça delas racismo é quase surreal) explicar, porque elas jamais se deram conta que na sala delas há um único garoto negro – que é de Angola. Elas começaram a perceber, aos poucos, que sempre vêem a criançada na entrada daquele colégio público – e os alunos são quase todos negros. Que os bandidos nas novelas são negros, assim como as empregadas e os motoristas. O porquê do salseiro com a Thais Araújo na novela.

    Eu tenho diversos livros falando desse tema – e acho muito legal a campanha “Onde você guarda o seu racismo” (está no Youtube): não guarde, jogue fora.
    Bjs

  2. sueli
    sueli 18/06/2011 em 1:57 pm

    Olá Simone,

    gostaria de convidá-la a participar de uma nova blogagem coletiva, desta vez para falar de direitos da infância dentro da nossa própria casa… se mães, como nós, entedemos o ECA e como aplicamos dentro de casa… o objetivo é discutir, levantar dúvidas, aprender mais sobre o ECA… se tiver interesse, olha o link: http://blogdodesabafodemae.blogspot.com/search/label/Direitos%20da%20Inf%C3%A2ncia

    abs
    Sueli

  3. ana paula
    ana paula 09/04/2012 em 8:57 pm

    como e que ler esse livro.

  4. Dupla Jornada
    Dupla Jornada 06/10/2014 em 11:03 am

    […] Simone Miletic – Por uma infância sem Racismo – Juntos somos ótimos […]

Deixe seu Comentário