Cinema: Listen

Em Londres, Bela e Jota, um casal de portugueses e pais de três filhos, luta para sobreviver apesar da falta de dinheiro. Quando ocorre um mal-entendido na escola com sua filha surda, os serviços sociais britânicos tomam a guarda das três crianças, colocando os jovens pais em um espiral de desespero e revolta.

Baseado em fatos reais, o filme de estreia da diretora Ana Rocha de Sousa é um retrato doloroso da batalha incansável de pais imigrantes para manter suas famílias unidas em um cenário que não os apoia, ainda que diga que o faça, no discurso.

Em uma narrativa ágil e direto ao ponto, o filme tem menos de 80 minutos de duração, Sousa consegue nos entregar toda a sinceridade da dor daqueles pais, que têm o destino de sua família ameaçado por algo que se parece muito mais com xenofobia e abuso de poder do que com uma real preocupação do governo inglês para com as crianças.

Vencedor do prêmio de melhor longa-metragem de estreia e do Prêmio Especial do Júri da seção Horizontes no Festival de Veneza, Listen é um filme com uma mensagem forte que é contada com muita sensibilidade e autoridade. Mais um dos títulos inesquecíveis que a Mostra SP nos traz este ano.

Listen integra a 45ª Mostra de Cinema  na categoria Perspectiva InternacionalAcesse o site oficial e informe-se sobre sessões e demais títulos disponíveis.

 

Escrito por Tati Lopatiuk

Tati Lopatiuk é redatora e escritora em São Paulo. Gosta de romances em seriados, filmes, livros e na vida. Suas séries favoritas são Girls, The Office e Breaking Bad. Pois é.

Seus livros estão na Amazon e seus textos estão no blog.

Deixe uma resposta