Passados apenas poucos minutos de A Verdadeira História de Ned Kelly , que estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, dia 22 de outubro, eu tinha uma certeza: esta será uma história trágica.
A segunda certeza foi: ela também trará muito da crueza que Justin Kurzel costuma tratar as tragédias.
Ned Kelly (que na idade adulta é vivido por George MacKay) é um anti-herói australiano: de origem pobre, tornou-se um mito como um fora da lei que lutava contra a opressão da Inglaterra na Austrália do Século 19.
Aqui é sua própria voz que narra sua vida como se escrevesse uma carta para sua filha, algo que ele gostaria que seu pai tivesse feito por ele.
Ele começa a partir da pré-adolescência, quando assume o papel de “homem da casa” após matar um bezerro de um uma fazenda próxima e ver seu pai acabar na cadeia por isso.
Como um herói das antigas tragédias gregas, Ned acredita que seu destino seja não repetir os passos errados de seu pai e de alguma forma compensar todo o sofrimento que sua amada mãe teve em sua vida.
Só que, assim como seu pai não era totalmente ruim e sua mãe totalmente inocente – o que o roteiro deixa claro em uma cena em que a mãe faz a escolha egoísta de manter seu filho perto dela ao invés de aceitar a provável única chance que ele teria de ter um destino diferente do deles – Ned faz escolhas que acabam por levá-lo sempre aos mesmos lugares dos quais quer fugir.
E George MacKay faz um ótimo trabalho ao mostrar na tela a amargurada e angustiada alma do personagem.
Russell Crowe faz uma pequena, mas potente, participação como Harry Power, o homem que dará a Kelly algumas de suas mais importantes lições, aquelas que lhe permitirão começar a escrever o seu próprio destino.
Um destino que muitas vezes mais parece um pesadelo – impressão reforçadas pelas escolhas de planos e cores das imagens do longa. Um pesadelo que não tem final feliz.
Mas, como eu disse ainda há pouco, esta é uma história trágica.
Estrelado por Russell Crowe (“Dois Caras Legais“, “Os Miseráveis” e “Gladiador“), George MacKay (“1917” e “Capitão Fantástico“), Nicholas Hoult (“A Favorita“, “Mad Max: Estrada da Fúria” e da franquia “X-Men“), Charlie Hunnam (“Rei Arthur: A Lenda da Espada” e “Magnatas do Crime“), Essie Davis (do seriado “Game of Thrones“) e grande elenco, o filme foi um dos destaques na programação da 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e dos festivais internacionais como Toronto International Film Festival, Torino Film Festival, Glasgow Film Festival e Luxembourg City Film Festival.
Austrália – França – Reino Unido| 2019 | 125 min. | Drama – Ação
Título Original: True History of the Kelly Gang
Direção: Justin Kurzel
Roteiro: Shaun Grant
Baseado no romance de Peter Carey
Elenco: Russell Crowe, George MacKay, Nicholas Hoult, Charlie Hunnam
Distribuição: A2 Filmes