Cinema: Histórias Assustadoras Para Contar no Escuro

Cercada de expectativas e muito mistério sobre a trama, Histórias Assustadoras para Contar no Escuro finalmente chega aos cinemas brasileiros nessa quinta, 08 de agosto.

O longa é baseado na série homônima de livros de horror focado no público infanto-juvenil escrita por Alvin Schwartz na década de 80. Na obra original do autor, cada livro da trilogia traz uma coletânea de contos de terror cuja inspiração são lendas urbanas dos EUA e o folclore europeu.

Para o filme, com produção luxuosa assinada pelo vencedor do Oscar® Guillermo del Toro, o que temos é um mergulho denso nesse universo, com uma trama sombria que reserva alguns sustos e plots twists.

Em Histórias Assustadoras, como está o longa sendo chamado aqui, temos um grupo de adolescentes que decide se aventurar em uma casa abandonada (e amaldiçoada) em plena noite de Halloween.

Em uma trama que fala bastante sobre bullying, amizade e vingança, o destino desses jovens se cruza com os poderes sobrenaturais de Sarah Bellows, uma adolescente morta na década de 60 e que ainda abala a cidade com a lenda de que é capaz de contar histórias assustadoras e fatais para quem ousar invadir o casarão onde sua alma reside.

Dirigido por André Øvredal (A Autópsia), o longa sabe dosar sustos com lições de moral sobre amizade, dando o tom jovem da obra em que foi inspirado. Com ótima execução e elenco, é um bom filme de terror, quem sabe não dos mais assustadores, mas que cumpre sua função. O grande “azar” da produção talvez seja a proximidade de lançamento e buzz sobre IT 2, com o qual traz algumas semelhanças: trupe de amigos adolescentes combatendo o bullying e enfrentando ameaças que personificam seus maiores medos. Com tantas coincidências entre os dois filmes, fica difícil evitar a comparação.

Ainda assim, Histórias Assustadoras tem seu mérito e vale o ingresso, principalmente por seus monstros, que estão tão assustadores como o nome da fita promete.

Com distribuição Diamond Filmes, Histórias Assustadoras tem estreia nos cinemas prevista para 8 de agosto.

Dica!

Para quem gosta de curtir o combo filme+livro, uma boa notícia. Na Amazon é possível ler o livro de Alvin Schwartz em português e de graça, pelo serviço de empréstimo Kindle Unlimited. Confira pelo link.

HISTÓRIAS ASSUSTADORAS PARA CONTAR NO ESCURO
EUA | 2019 | 111 minutos | Terror
Título original: Scary Stories to Tell in the Dark
Direção: André Øvredal
Elenco: Zoe Margaret Colletti, Michael Garza, Gabriel Rush, Gil Bellows, Dean Norris, Javier Botet, Lorraine Toussaint e Jane Moffat.
Roteiro: Kevin Hageman, Dan Hageman e Guillermo del Toro
Produção:Guillermo del Toro
Distribuição nacional: Diamond Films

Escrito por Tati Lopatiuk

Tati Lopatiuk é redatora e escritora em São Paulo. Gosta de romances em seriados, filmes, livros e na vida. Suas séries favoritas são Gossip Girl e Breaking Bad. Pois é.

Seus livros estão na Amazon e seus textos estão no Medium.

Deixe uma resposta