Mauá – O Primeiro Gigante estreia hoje no History Channel

O History Channel apresenta a produção original inédita Mauá – O Primeiro Gigante neste domingo, 24 de março, a partir das 19h50. Em dois episódios, a minissérie destaca a trajetória de Irineu Evangelista de Sousa, mais conhecido como Visconde de Mauá, pioneiro na industrialização brasileira e importante figura histórica.

Devido ao seu papel no desenvolvimento da industrialização brasileira, em especial no setor de serviços públicos, Irineu recebeu títulos de nobreza, concedidos por Dom Pedro II: o de Barão, em 1854, e o de Visconde, em 1874. A minissérie acompanha o Barão de Mauá, banqueiro, político e diplomata, no período de maior relevância de sua vida, de 1849 a 1868, destacando sua ascensão e queda, a partir do conflito com o governo imperial, controlado por Dom Pedro II.

Coprodução com a Boutique Filmes, Mauá – O Primeiro Gigante traz o ator Danilo Grangheia (A Lei do AmorO Roubo da Taça) no papel do Barão de Mauá, e Rodolfo Valente (3%), como Dom Pedro II.

A série é uma espécie de prequel (pré-sequência) de Gigantes do Brasil, minissérie do HISTORY exibida em 2016, que contou as trajetórias de Francesco Matarazzo, Percival Farqar, Giuseppe Martinelli e Guilherme Guinle. O Barão de Mauá foi o precursor da industrialização e da modernização do Brasil, abrindo caminho para que, décadas depois, os quatro gigantes da história do empreendedorismo pudessem construir seus impérios.

A produção envolveu uma equipe de 120 pessoas e 20 atores. Depois das etapas de pesquisa histórica, desenvolvimento de roteiro e preparação, foram quatro semanas de pré-produção e oito dias de filmagem. As locações incluem o Palácio dos Cedros, em São Paulo, o Museu do Café, as ruas e igrejas da cidade de Santos e ainda o município de Guararema (SP).

“O Visconde de Mauá é o pioneiro da industrialização no Brasil. Mais do que isso, ele foi um homem do seu tempo e, por meio da sua trajetória épica, a série revela as grandes transformações e conflitos que acabaram por transformar o Brasil”, diz Eduardo Piagge, produtor executivo da minissérie.

No primeiro episódio, Às 19h50, Irineu Evangelista de Sousa é um empresário que teve sua ascensão no governo imperialista de Dom Pedro II, iniciando a entrada do capitalismo numa sociedade escravista e agrária, e reforçando o conflito de interesses entre o governo e a iniciativa privada.

Em seguida, às 20h40, no segundo episódio, ao ser nomeado Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Sousa atinge o auge como empresário. A princípio, o governo entende a mudança econômica que a iniciativa privada trouxe ao país, porém faz com que Mauá perceba que ele depende do governo para ser o empresário que é e isto marca o início de sua queda.

Após a exibição de Mauá – O Primeiro Gigante, o History Channel apresentará uma maratona especial Gigantes do Brasil, a partir das 21h30, com os quatro episódios em sequência.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *