Criado em 2013 com o objetivo de identificar e premiar novas ideias e formatos de séries brasileiras, o NETLABTV, iniciativa patrocinada pelo Instituto NET Claro Embratel e realizada pela Casa Redonda, gera oportunidades de negócios e fomenta o surgimento de ideias e formatos inovadores de séries brasileiras, fortalecendo a cadeia de valor do audiovisual no Brasil.
Em sua 3ª edição, o projeto também lança a websérie RAIO-X de Séries Brasileiras, com sete episódios de cerca de seis minutos cada, que vai ao ar semanalmente às quintas-feiras, a partir do dia 19 de outubro, às 19 horas. O conteúdo poderá ser visto pelo site www.netlabtv.com.br e na página do NETLABTV no Facebook.
Produzida pela Casa Redonda, com patrocínio do Instituto NET Claro Embratel, a série explora cases recentes de ficção e não ficção, debate de forma profunda questões cruciais para a construção de roteiros bem-sucedidos e apresenta os bastidores de criação de séries nacionais de sucesso na TV por assinatura e TV aberta.
Em entrevista, autores, roteiristas, diretores, produtores e representantes de canais de TV revelam suas estratégias e técnicas para compor personagens potentes e instigantes e levar o espectador às lagrimas ou gargalhadas. Trechos de roteiros, cenas de impacto e os principais termos e metodologias aplicados no oficio do criador de séries para televisão também são exibidos em “Raio-X”.
O primeiro episódio da série foi dedicado à produção Gigantes do Brasil, da qual falei aqui no blog:
Os episódios, todos disponíveis na página do concurso no Facebook ou no YouTube são:
Gigantes do Brasil | Produtora Boutique Filmes | Canal History
Comer Bem, Que Mal Tem?| Produtora Conspiração Filmes | Canal Sony
Corre e Costura | Produtora Conspiração Filmes | Canal FOX Life
Zé do Caixão | Produtora Contente | Canal Space
Lili, a ex | Produtora O2 Filmes | Canal GNT
Custom Club” | Produtora Moonshot Pictures | Canal Discovery Turbo
Terminadores” | Produtora Hungry Man| Canais Band e TNT
Além da websérie, o NETLABTV promove também uma programação especial de atividades, que inclui eventos de lançamento do concurso e oficinas gratuitas nas cidades de Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, ampliando as ações de formação na área de criação e roteiro audiovisual.
Serão selecionados 24 projetos de séries finalistas, que serão avaliados em critérios como originalidade, qualidades técnica e artística, além do potencial comercial do projeto. Dentre eles, serão escolhidos 12 vencedores no total: quatro projetos de ficção, quatro de não ficção e quatro de Social Video, sendo que o público elegerá um vencedor em cada categoria, votando por meio do site do NETLABTV.
Os vencedores recebem a consultoria de especialistas para o aprimoramento dos roteiros e verba de apoio para o desenvolvimento dos projetos. “Eles também participam do Laboratório NETLABTV, que será realizado em São Paulo, no início de 2018, de pitching para players do mercado audiovisual e de um programa de imersão criativa, que inclui encontros e visitas a canais de TV, produtoras independentes, agregadores de social video e distribuidores”, conta Daniely Gomiero, Vice-Presidente de projetos do Instituto NET Claro Embratel e responsável pela área de responsabilidade corporativa da Claro Brasil.
Nas duas edições anteriores, realizadas em 2013 e 2014, o NETLABTV recebeu inscrições de três mil novas ideias de séries de criadores de 26 estados brasileiros. Dos 16 projetos vencedores, dois já foram produzidos e 12 firmaram contratos com produtoras independentes brasileiras.
Os destaques ficam por conta de Dia 1, série reality de Patrícia Leme e Bruno Souto, que teve produção da O2 e foi exibida em 2016 pela HBO, e A Benção, série de ficção de Leo Garcia, Frederico Ruas e Pedro Marques Ares, produzida pela Coelho Voador, que venceu o edital do Canal Brasil – 2017, viabilizando sua realização.
A programação de atividades de formação do NETLABTV já trouxe ao Brasil nomes como Elizabeth Devine, roteirista e produtora da série CSI: Investigação Criminal; David Zabel, showrunner de ER; e Dan Attias, diretor de Homeland e The Walking Dead.
As inscrições para a categoria de Não Ficção foram prorrogadas o dia 13 de novembro. Criadores de todo o país podem participar da categoria (variedades, documental, reality show e doc-reality). Jovens talentos de universidades, cursos livres, técnicos e ensino médio também têm a oportunidade de se inscrever na nova categoria Social Video, com roteiros de séries de curta duração (episódios de 2 a 5 minutos) voltadas para redes sociais.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.netlabtv.com.br/inscricao. Para a categoria Ficção, já estão encerradas.