DIY: maleta porta treco

porta treco latas

Nossa, fazia um tempão que eu não publicava nenhum DIY por aqui, não é mesmo? Na verdade eu não andei fazendo muita coisa nova por aqui – ainda que eu tenha pintado meu quarto, feito a cortina para ele e algumas roupas para mim – e este mesmo eu fiz ainda no ano passado prometendo trazer para cá e foi ficando… ficando… cri, cri,cri…

A ideia veio a um post no Pinterest – já falei para vocês que é a melhor fonte de ideias para quem gostar de colocar a mão na massa – e na verdade é bastante simples.

Você vai precisar

  • 6 latas vazias e limpas – eu usei 6 de leite condensado, mas você pode até mesmo usar latas de tamanhos diferentes;
  • 2 pedaços de papelão de 21 x 22 cm – esse é o tamanho ideal para as latas de leite condensado, se for usar ouras latas será preciso adaptar o tamanho; eu usei o papel holler, de cartonagem, você pode aproveitar algum pedaço de papelão mais duro que tiver por aí;
  • Estilete;
  • Pedaços de jornal;
  • Cola branca e água – você usará a cola dissolvida em água na relação 1 parte de cola para 1 parte de água;
  • Pincel
  • Tinta spray;
  • Cola quente ou cola universal;
  • Barbante colorido.

Modo de Fazer

  1. Cole os dois pedaços de papelão usando a cola branca pura. Depois faça 4 marcações: nas laterais marque 2 centímetros acima da altura das latas. Eu queria usar meu porta treco para tesouras, então marquei 3,5 centímetros. Na parte superior parque 6 centímetros das laterais para centro. Ligue cada marcação lateral a marcação superior mais próxima dela.
  2. Recorte o papelão seguindo a linha que fez entre as marcações, a parte superior ficará bem menor que a parte inferior do papelão.
  3. Faça uma marcação de 18 centímetros de baixo para cima  e outra de 20 centímetros. Faças estas marcações duas vezes em cada lateral de forma a ter duas linhas horizontais separadas por 2 centímetros.
  4. Nas linhas que fez marque dois centímetros de fora para dentro dos dois lados. Use um estilete para recortar o espaço dentro deste polígono que desenhou, esse será o recorte que fará a alça do porta-treco;
  5. Usando a cola diluída em água vá colando os pedaços de jornal de maneira a cobrir todo o papelão e suas laterais, bem como a parte interna da alça. A ideia é tornar tudo uma peça única, lisa nas laterais. Aguarde secar.
  6. Pinte as latas e o papelão com spray – lembre-se de usar camadas finas, ainda que repetidas, de forma a não escorrer. Eu só pintei as latas por fora. Aguarde secar – em dias quentes 4 horas são suficientes.
  7. Depois de secar use a cola quente ou universal para colar três latas de cada lado do papelão. Use apenas uma linha na parte traseira das latas.
  8. Usando a cola quente ou a cola universal prenda uma ponta do barbante na parte debaixo atrás de uma das latas da lateral, depois dê quantas voltas desejar, eu dei 4 voltas na parte superior e 10 na parte inferior. Repita na parte superior. Isso o manterá preso e dará charme.
  9. Faça o mesmo na parte superior da alça superior. Para mais conforto passe os barbante de ponta a ponta duas vezes.
  10. Pronto, agora é só guardas lápis, canetas, tesouras, alicates e tudo o mais que quiser. Se usar latas de atum poderá usar para itens de escritório como clips e borrachas.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta