Doctor Who: Under The Lake e Before The Flood (9×03 e 9×04)

*** Texto originalmente publicado em 5/11/2015***

Pessoa que se toca de repente que esqueceu de escrever sobre os episódios de Doctor Who que já assistiu, você conhece pelo menos uma.

Under The Lake e Before de Flood foram a segunda dupla de episódios da nona temporada do nosso doutor preferido e, pelo que vi no IMDB, teremos uma temporada cheia de duplas. Se, de um lado, o recurso oferece mais tempo para contar cada história, do outro isso pode significar falta de ritmo e infelizmente foi o que vimos nestas primeiras duplas: um primeiro episódio um pouco mais lento e insatisfatório, um segundo episódio cativante e divertido.

Under The Lake apresenta uma trama já um pouco conhecida por nós: Doctor e sua acompanhante levados a algum tipo de confinamento e encontrando uma equipe presa que vê seus membros morrendo pouco a pouco. Só que aqui temos um elemento totalmente novo, tão novo que inicialmente e rejeitado pelo Doctor: fantasmas.

Confesso que eu até assustei quando ele aceitou de vez a ideia.

Bom, assustar é um verbo que cabe bem ao episódio: levei vários sustos e ele é bastante sombrio. Engraçado que estou falando isso do episódio que segue um em que poderíamos ter visto a morte do Doctor.

Só que aqui a gente acaba vendo o fantasma do Doctor e com certeza essa é a parte mais assustadora de todas.

Before the Flood, então, tem a missão de nos explicar afinal o que aconteceu e o episódio é simplesmente sensacional.

Doctor Who Before The Flood 9x04 s09e04

Ele já começa com um dos melhores momentos de Capaldi no papel: sua explicação para o Paradoxo de Bootstrap, usando as obras de Beethoven para tanto. O que ele nos mostra é que, em alguns casos, a viagem no tempo acaba por criar um efeito de fórmula circular na matemática, em que você vê o resultado, mas é impossível identificar o que gerou o que ou, até mesmo, da onde veio o número original.

E vemos isso acontecendo na prática quando o que o Doctor diz para que a Clara faça, a morte dos demais membros da equipe e o salvamento de todos se tornem uma trama impossível de vermos aonde começou realmente.

Sim, o Doctor conseguiu salvar quase todos – e parece que os episódios desta temporada devem abordar essa ideia de que ele sobrevive e vence porque, no final, ele é o Doctor e acredita fazê-lo – e ainda tivemos a ótima cena entre o tradutor e sua capitã, em que ele confusamente declara seu amor, mas ainda assim temos alguns sentimentos de perda.

O Doctor diz que talvez Clara precise de um novo hobby porque ela começa a se colocar em perigos, o que é ele que deveria enfrentar. Em seguida ele vê a dor do rapaz da equipe que acabou perdendo sua namorada. Eu não sei você, mas aqui eu vejo o Doctor encarando por duas vezes o sentimento de perda, com Clara talvez a antecipação a perda.

Tudo isso torna Before the Flood mais completo que seu antecessor e também me deixa com essa sensação de que um episódios simples talvez servisse melhor ao propósito dessa história.

O que não muda é o fato de que esse Doctor, ah, esse Doctor é bom demais!

P.S. Apesar de parecer um pouco idiota demais para esse Doctor, a ideia dos tais cartões da Clara foram ótimas (ainda que eu pudesse ver Matt falando daquela maneira ao invés do Capaldi).

P.S. do P.S. Capaldi é amor, Capaldi é o cara. Doutor lindo esse!!!

 

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

4 Comentários


  1. Oi gostaria de saber se é verdade que a Globo vai reprisar Flash e pelo dia? E que seriados podem ser exibidos na tv aberta na globo, band e record?

    Responder

    1. Bom dia Danilo! Não sei lhe dizer nada sobre isso, minha sugestão é que você fique de olho na coluna Destaques do Dia do Teleseries.com.br, lá eles publicam todos os dias quais séries serão exibidas e em quais canais.

      Responder

Deixe uma resposta