CSI: Cyber: Going Viral (2×12)

Você usa redes wifi livres por onde passa? Eu confesso que de vez em quando conecto em uma Net Wifi da vida, mas na maior parte das vezes fico com meu bem pago plano 4G mesmo porque, gente, meu celular tem minha vida lá dentro e vai saber o que tem na rede sem senha em que você se pendurou inocentemente?

CSI Cyber Going Viral 2x12 s2e12 Nelson DB Krumitz

Pode ter, por exemplo, um malware louquinho para agarrar seus dados pessoais ou, como esse episódio de CSI: Cyber nos mostrou, impedir você de pedir ajuda quando precisar… Um caso meio hacker-meio Criminal Minds, para ser mais exata.

Ex-atendente do serviço de emergência de Nova Iorque “fica feliz” de ver os outros em pânico e demora a enviar o socorro necessário apenas para ficar pedindo descrições detalhadas do que acontecia. Depois de perder o emprego ele resolve sequestrar o 911 do celular dos outros para continuar a ouvir os pedidos de socorro sem que as pessoas recebam ajuda. O quão esquisito é isso?

Coube a equipe da Cyber, então, mais que simplesmente localizar o criminoso mas descobrir como resolver o problema em milhares de celulares sem depender da boa vontade das pessoas de instalar o antídoto ou das atualizações dos fabricantes e acho que aqui o pessoal do roteiro merece estrelinha extra: usar o Amber alert, procedimento nos EUA que solta mensagens referentes a crianças desaparecidas para todos os celulares independentemente da operadora ou fabricante, para direcionar as pessoas ao site aonde o antídoto seria instalado.

Que ideia boa. Fiquei curiosa em saber se isso já foi feito na vida real.

O episódio também colocou um pouco de luz sobre o motivo de Nelson ter sido preso: um golpe na bolsa de valores. Nada bobo nosso amigo. A questão é que ele não ficou com os milhões que o prefeito disse que ele teria ficado e nenhum de seus amigos hackers. Olha outra trama interessante surgindo para os próximos episódios, não é verdade?

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

4 Comentários


  1. podem me julgar mas sou daquela minoria que ainda tem telefone fixo e não tenho celular, já tive enquanto trabalhava mas não mais agora

    e realmente o episódio foi a La Criminal Minds, e minha gente vcs juram que os busões em NY tem wifi de gratis ???

    aqui no Br já está de bom tamanho os busões terem poltronas imagina ter wifi …. ôloko !

    esse plot agora do Nelson ficou interessante e será uma pena se a série não for renovada

    Responder

    1. Aqui em SP tem alguns que já tem tbm, mas uma minoria tem ar condicionado. E temos wifi grátis em vários locais da cidade. Só que eu acho que não vou usar não 😛

      Então, cada dia mais triste com isso…

      Responder

  2. Por aqui já tem alguns ônibus com wi-fi também. Acho que estou chegando ao ponto de parar de usar tanto a internet e também de assistir seriados, porque se houver metade desse povo maluco perto da gente, meu Deus, é assustador.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *