Meu iPhone usou meu 3G e eu não sabia

regulando o iphone

Ói que maravilha, só que não.

O iOS 7 veio cheio das novidades. Algumas muito boas como a nova central de controle e a nova aparência, o que exigiu um pouco de ambientação, mas mais limpa e agradável.

O problema mais evidente para todos foi o consumo de bateria, que nos fez reféns dos recarregadores e “baterias” extras já que os aparelhos parecem não aguentar um dia inteiro de uso – e vamos combinar que eles já não eram elogiados neste quesito.

Logo surgiram dicas para melhor o desempenho, como este artigo da MacMagazine aqui, e a coisa melhorou.

Eu tenho mantido meu iPad no modo avião fora de casa (ele é somente Wi-fi), a não ser em locais com rede disponível em que eu precise dela, e fiz todo o resto em meu iPhone, que só não é mantido no modo avião por conta das ligações e mensagens, mas com todo o resto bloqueado.

O segundo problema eu descobri por acaso e quase que eu morro do coração por conta dele: o uso da rede 3G ao ouvir música.

A descoberta aconteceu hoje quando recebi um SMS de minha operadora informando que eu já estava quase no limite de meu pacote. Isso 5 dias depois do “mês” de medição ter se iniciado.

Apesar de ter viajado e usado mais do que normalmente, procurei usar as redes disponíveis durante a viagem, então acreditei que a medição estava incorreta. Corri no site da operadora para checar e verifiquei um intenso uso do 3G hoje.

Entendi menos ainda, já que estava no escritório e praticamente não havia usado o celular, com exceção de checagens rápidas no Twitter, Whatsapp e Facebook.

E então a luz – ou a escuridão – se fez: ao colocar meu celular para tocar todas as músicas ao invés de minhas listas usuais, em modo aleatório, passei a ouvir, além das músicas carregadas no aparelho, músicas compradas via iTunes e não baixadas. Isso mesmo, cada vez que uma música comprada aparecia, o celular acessava a “nuvem” de compras através do 3G para que eu pudesse ouvi-la.

Eu, que não havia lido sobre essa “linda” novidade em lugar algum, acabei com meu plano de dados graças a essa “pegadinha” e vou sofrer o restante do mês em velocidade reduzida.

Lindo, não é mesmo?

Para quem não quer passar pelo mesmo aperto: em Ajustes acesse Música e desmarque a opção Mostrar Todas e em Itunes e App Store desmarque as opções Mostrar Tudo para Músicas e Vídeos e a opção Usar Dados Celulares.

Lembrando que nesta mesma tela – Itunes e App Store – você deve desmarcar as opções de transferências automáticas, assim você garante só instalar no seu dispositivo músicas, Apps, livros e atualizações que quer, quando quer.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

1 comentário

Deixe uma resposta