Que uma tia tinha ganhado com um kit de produtos de beleza. Sem alça, redonda, grande, ela tinha um tamanho que não a tornava exatamente prática como necessaire, já a falta de alça não permitia que fosse usada como bolsa. Além do laranjão original ser super chamativo.
Corta para ela aqui em casa num canto esperando para ganhar uma utilidade e eu comprando os cortes de tecidos mais lindos dos últimos tempos e louca para usá-los…
Pois a noite passada de insônia – só consegui pregar os olhas mais de duas da manhã por conta de uma dor no ombro que ainda não me abandonou – rendeu uma ideia: por que não cobrir a necessarie com tecido e aproveitar para lhe dar uma alça usando a cartonagem como modo de fazer?
Mãos a obra logo cedo: cortar o tecido de gatinhos no formato da tampa e fundo deixando uma margem de 2 centímetros. Cortar tiras de tecido de bolinhas também deixando uma margem para a lateral da tampa e da base, aqui a margem pode ser menor, 1 centímetro.
No caso do tecido para a tampa e fundos, a margem deixada deve ser levemente picotada após aplicação na bolsa, para não criar franzido no momento da cola, já a margem das tiras para as laterais deve ser dobrada para dentro e passada a ferro para marcar antes da aplicação.
Separe cola branca em um recipiente e acrescente água – uma medida de cada – e use um rolinho para aplicar, primeiro na tampa, depois na base. Use o rolinho também para dobrar o picotado sobre a lateral da peça. Espere uns 10 minutinhos para que a cola endureça um pouco.
Depois é só aplicar as tiras na lateral usando o mesmo processo: rolinho com cola e então aplicação do tecido. Eu aproveitei que a necessaire tinha uma meia alça segurando tampa e base juntas e deixei sem tecido – a cor era complementar ao tecido escolhido – deixando-a por cima do encontro das pontas dos tecidos das laterais, fazendo um acabamento. Essa tira também foi usada para prender inicialmente a alça feita com uma tira de 6 centímetros do mesmo tecido das laterais.
Agora vou levá-la ao sapateiro para que ele aplique rebites na alça e ela fique mais firme – herdei um balancin da minha tia costureira, mas ainda não arrumei aonde instalá-lo. E o tamanho ficou perfeito para carregar os apetrechos do ponto cruz, até o bastidor cabe!
O sucesso foi tão grande que estou pensando em fazer umas em cartonagem para a lojinha, o que acham?