Em um mundo de tantas diferentes realidades precisamos realmente valorizar cada nova conquista feminina.
Haifaa Al Mansour não só é a primeira mulher a dirigir um filme na Arábia Saudita, mas é a diretora do primeiro filme inteiramente produzido no país.
O Sonho de Wadjda nos apresenta a garota Wadjda: cheia de vida, usa calça jeans e tênis, escuta rock’n roll e sonha comprar uma bicicleta para disputar uma corrida com seu melhor amigo Abdallah.
Só que ela vive em uma sociedade que diz que as bicicletas são apenas para os meninos porque podem ser perigosas para a virtude das meninas e ela enfrentará com coragem as muitas dificuldades de seu caminho.
E o sonho dessa garota ultrapassou as telas e mudou um tanto essa sociedade: após o lançamento do filme as leis que proibiam mulheres de terem bicicletas foi modificada e agora, conforme o jornal saudita Al Yum, “a polícia religiosa aceita que as mulheres usem bicicletas e motocicletas sempre que forem acompanhadas por um homem de sua família e vestidas de uma maneira ‘respeitável’… e é permitido às mulheres se deslocarem nesses dois veículos em locais que estiverem livres de jovens para evitar que sejam acossadas…”
O Sonho de Wadjda está em cartaz no Reserva Cultura a partir deste sábado dia 27. Para assistir ao trailer .
Dica da minha amiga Sam.