Homeland: State of Independence (2×03)

Só digo que, neste episódio de Homeland, a tela de LCD da minha televisão quase derreteu e não foi por causa de bombas em Beirute, mas do clima quente na casa dos Brody.

Homeland State of Independence 2x03 carrie saul video

Apesar da cena super quente (afff!), sei que muita gente achou esse episódio parado. Sim, ele perde demais em ação e acontecimentos em relação aos dois primeiros, mas eu não acho que isso tenha sido á toa: passamos o episódio todo a espera do momento em que Saul vai revelar aos outros o que ele descobriu, então não importava o que acontecesse entre o início do episódio, em que ficamos aflitos pela possibilidade dele perder o cartão de memória, e o final, quando ele conta para Carrie: a gente não ia ligar muito.

Falando de Saul: ah, os detalhes. Saul é um nome aplicável tanto a árabes como a judeus. Já seu sobrenome não, mostrando claramente sua descendência.  Só que, até agora, ele nunca havia sido dito, perceberam? Deste modo, ao longo de toda a primeira temporada, ficamos com um pé atrás com o personagem, imaginando que ele poderia também ser um traidor. Pois bem, ele não é – mas deve ter uma agenda só sua, não tenho dúvida.

Eu não sei se os roteiristas já imaginavam usar essa informação da forma que usaram hoje quando omitiram seu sobrenome ao longo da série – colocando um judeu, que não sabíamos judeu, com algo tão importante sendo interceptado por um agente do Hezbollah -, se não foi isso, eles conseguiram enxergar uma oportunidade e tanto de usar isso agora.

Dito isso, vamos para o segundo ato: Brody e o alfaiate. Se faltou ação no episódio, não faltou tensão. Brody apenas quer se livrar do problema, o alfaiate sabe que não ficará vivo por muito tempo. Esses sentimentos alimentam a relação dos dois até o desfecho óbvio: Brody o mata, mesmo que sem querer.

E de novo a questão da crise interna do soldado: ele o mata sem querer e ainda assim se martiriza pela culpa do feito.

O que talvez não  tenha funcionado tão bem: se o alfaiate acabaria morto, e sabemos que seria isso, por que fazer com que uma das principais peças em seu jogo se coloque em risco indo buscá-lo? Por que não simplesmente enviar um assassino e forjar um assalto, por exemplo? Seria um novo teste da fidelidade do fuzileiro?

O preço, caso ele fosse pego, seria alto demais para simplesmente essa prova: eles perderiam a pessoa que hoje lhes permite o maior acesso ao que acontece no âmbito político americano. Sim, eu sei que a trama acaba tendo uma segunda importante consequência: afasta Jessica e Nick novamente.

Não sei, fiquei com isso (e a cena quente) na cabeça por um bom tempo depois do final do episódio.

Falando em final, o último ato: Carrie descobre que estava certa. A cena foi pequena, segundos talvez, mas foi perfeita. Milimetricamente desenhada. No sorriso que mostra desespero e alívio Claire Danes confirma que não está pra brincadeira em seu trabalho.

P.S. E todas falam da barraca…

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

14 Comentários


  1. Simone o que falar de Homeland? Que é a melhor serie da atualidade?! Porque Homeland é a melhor serie! E o próximo episódio é uma obra prima!

    Responder

  2. HAHAHAHAHAHAHAH ……..

    o pau da barraca fez sucesso e teve as desatentas que nem perceberam e o Dieter fez o melhor comentário pra mim … eu com com uma tela de 55′ não poderia perder isso, agora imagina se tivesse sido em HD ??? me abana !!!

    não considero a trama deste episódio parado, o que aconteceu foi o resultado do que rolou nos 2 primeiros episódios … e foi muita tensão e aquele querer ver o que vai dar aquilo tudo

    Brody vivendo seu inferno mas a cada episódio me fortalece a crença que a sua filha, Dana, terá um papel muito decisivo e importante na sua escolha final …. ficou bem claro qd Brody diz para o alfaiate ficar pensando em sua filha

    olha qd a série e os atores são formidáveis nem precisam de palavras, tanto a Carrie quanto o Brody tiveram cenas que ficaram minutos sem fala nenhuma mas cheias de interpretações que me empolgaram demais

    Responder

    1. Risos, sensacional o comentário. Eu tbm achei proposital, pra mostrar o que ele estava sentindo naquela hora, até porque eles não tinham tido nenhuma grande cena desde aquela forte da primeira temporada.

      Sim, sim, cada vez mais eu tenho certeza de que Dana vai fazer com que ele repense e talvez seja sua única chance de salvação.

      Os dois estão espetaculares!

      Responder

  3. Simone por favor, repete a frase se tiver chance “Ei Fulano chorou, e Ciclano chorou e a Simone também chorou “eu adoro essa frase!

    Responder

  4. Simone reparei que você é um pouco chorona! Acho que eu estou menos sentimental ou são as series que não me fazem chorar?!

    Responder

  5. Comentário super atrasado mas…

    na primeira temporada Saul se diz judeu.Se lembra daquela americana q era apaixonada por um árabe e ela era a terrorista?Naquela viagem q eles fizeram ele conta a ela como foi difícil crescer em uma comunidade cristã sendo judeu.

    Responder

  6. ACHEI A CENA DA COZINHA TÃO QUENTE QUE VI O ATOR FICAR COM A CALÇA ESTUFADINHA. E É VERDADE PQ VOLTEI VÁRIAS VEZES A CENA (SÓ POR CAUSA DISSO – KK) E ESTÁ LÁ A PROVA… ACHO QUE O ATOR REALMENTE SE EXCITOU. DEVE ESTAR COM SAUDADES DA INGLOATERRA AUUUUUU

    EU QUERO ENTENDER PQ O PROTAGONISTA ACREDITA QUE A JORNALSTA MORENA ESTÁ AO LADO DELES PQ APENAS DZER O NOME DO AMIGO/INIMGO, NÃO PROVA NADA. E OUTRO DETALHE, PQ MANDAR UM PERSONAGEM SUPER IMPORTANTE PARA A REALIZAÇÃO DO QUE PLANEJAM EM ALGO TÃO SIMPLES? ELE TAMBÉM NÃO CONHECIA A MOÇA E TEVE QUE CONFIAR. COENCORDO QUE A CENA FOI UM TOTAL SUSPENSE EM TODOS OS ENORMES MINUTOS QUE DUROU… MAS SE NÃO TIVER IMPORTÂNCIA AQUELA MORTE NO FUTURO, FOI ENTÃO DESNECESSÁRIO TUDO AQUILO

    GOSTO DA JÉSSICA, QUERIA QUE O CASAMENTO DELES DESSE CERTO, MAS O SUJEITO, AOS OLHOS DELA, NÃO SE EMENDA E ATÉ JÁ A TRAU. MANA, BOTA LOGO ELE PRA FORA DE CASA E FICA COM O AMIGO BONITÃO

    QUANTO AO LANCE DO AEROPORTO, ERA ÓBVIO QUE O CARTÃO NÃO ESTARIA ÀS VISTAS DO INIMIGO… AFINAL, A CIA TEM QUE APRENDER ALGUMA COISA DEPOIS DE TANTOS FILMES. RRSSS

    DEPOS DE UM EPISÓDIO MEIA BÔCA, EIS QUE OCORRE A SATISFAÇÃO DE CARRIE. QUE MOMENTO GLORIOSO.

    Responder

    1. A moça não é jornalista, é da assessoria de imprensa do Senado e no primeiro encontro deles ela fala coisas que só ele e Nazir saberiam, mostrando que está envolvida.

      Não sei o quanto coloca-lo nesta situação não foi um teste de sua fidelidade a causa deles.

      Responder

  7. Acho q a filha de Body vai pegar a missão dele para ela ou algo parecido.

    Responder

Deixe uma resposta