Grey’s Anatomy: Flight (08×24)

E depois de um final bombástico-maravilhoso como o de Criminal Minds eu não sei nem por onde começo. Sério. Lembram do tanto que eu elogiei essa temporada? O tanto que nos emocionamos? O tanto que tudo parecia perfeito, uma homenagem a todos os fãs que resistiram a todas as derrapadas do passado?

Pois esqueçam tudo. Esqueçam tudo e coloquem o nome de Shonda Rhymes na boca do sapo. Para dizer o mínimo.

Tá, tá, tá. Vem você aí me dizer que era preciso, que algo muito grande tinha de acontecer pra justificar que o grupo se mantivesse unido para a próxima temporada (O Paulo mesmo fala isso no especial do Teleséries sobre todos os finais de Grey’s Anatomy). Vem você me dizer que ele foi cheio de tensão porque sabemos que Shonda não está nem aí para regras e poderia matar qualquer um (descontando aí o fato de que um furo no twitter tenha feito com que eu soubesse quem morria muito antes de ver o episódio).

Bem, vocês podem dizer tudo isso e quem sabe tenham até algum outro argumento, mas não foi isso que eu vi, muito menos senti, ao ver Flight.

Me irritei horrores com os balanços da câmera, com o fato de ninguém saber que o raio do avião tinha caído, isso doze horas depois, com aquela floresta densa e vazia, com a divisão de tempo entre tramas do hospital e o povo sofrendo na floresta.

Fiquei com raiva quando Lexie morreu. Muita raiva. Porque ela é uma querida. Porque ela finalmente teve coragem de dizer eu te amo pro Sloan. Porque ela é irmã da Meredith e, poxa, Meredith sofreu pra caramba.

Fiquei com raiva porque eu ficava imaginando mil formas de Owen, Richard, Bailey, convencerem aqueles meninos a ficarem – no próprio jantar com Richard, talvez – sem que fosse preciso dor, sofrimento, lágrimas.

E ela nem nos compensou com nenhum pingo de alegria, nem mesmo a retomada da amizade de Teddy e Owen pode ser calma e feliz.

Sim, eu sei que a atriz que fazia Lexie já havia pedido à Shonda que essa fosse sua última temporada. Então tá, que Lexie morresse. A morte dela não poderia ser o elo que manteria a todos unidos no hospital sem que fosse preciso Sloan, Derek, Meredith e Cristina se estropiassem juntos?

Mais: se ela sabia que esse seria o destino provável da personagem porque nos iludir acreditando que ela e Sloan iam ter um final felizes juntos? Como diria minha mãe: isso é judiar da criação!

Apesar de tudo isso, sim, eu reconheço, Sandra Oh e Pompeo deram um show tendo de se virar naquela floresta. O que foi Cristina procurando por seu tênis? E Meredith operando o marido e rezando para que ele desmaiasse? Sim, as cenas são dignas de quem trabalha com coração.

Dou mérito até a cena em que Arizona consegue convencer Sloan a não desistir.

E não, não dou mérito a solução encontrada para a relação de Ben e Bailey.

Mas passei a entender bem melhor porque Alex escolheu sair do hospital, sua necessidade de entender o quanto dele é Arizona, o quanto é ele mesmo.

Finalmente, de novo apesar de tudo, mesmo com toda essa raiva, acho que acabaremos tendo um belíssimo começo de temporada. Alguém aposta comigo?

P.S. Resta uma dúvida minha se eu, no balanço desses prós e contras, odiei ou amei o episódio. Sinceramente, acho que nunca terei certeza absoluta. Porque adorei tanta coisa, mas nada compensa minha frustração em ver todos eles sofrendo tanto. De novo.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

17 Comentários


  1. Eu fui uma das mais reclamou deste final no site do teleseries e até mesmo no grupo do face…..me irritou bastante fazerem tanta M….numa temporada tão boa….agora nos resta esperar e ver o que nossa “querida” Shonda irá fazer.

    PS – eu ri muito da Yang procurando o tenis….o que faz o trauma numa pessoa tão equilibrada.

    Responder

  2. A morte da Lexie eu vi no E! – o maior propagador de spoilers da TV brasileira.

    Mas assim, também não achei esse fim de temporada essa coca-cola toda, não. E vamos combinar, à noite, no jantar, já era para o avião estar pousando de volta – e o Owen tá lá sentado ouvindo mensagem atrás de mensagem que a equipe não chegou??? Dois bebês pra serem separados e o hospital que está esperando a equipe deixa recado numa secretária eletrônica??? Como assim? Hello, plano de vôo? Telefone de contato na permissão de vôo? Meredith mãe-que-não-ligou-pra-babá-quando-pousou??? Quando eu viajo assim que piso na sala de desembarque ligo pras minhas filhas.
    Num tô entendendo, gente.

    Responder

    1. Então menina, foi isso que não fechava pra mim!! Tudo bem, o Owen estava sem atender recados, mas catso, eles não iam falar com uma secretária? Não iam brigar com alguém? O povo do aeroporto não ia colocar a polícia em ação? a polícia não ia atrás deles? Fiquei inconformada, afff

      Responder

  3. Eu gostei e até ri em uma hora: maior piada interna quando a Christina fala algo como “a gente tem SEMPRE que se ferrar, tudo acontece com a gente – morte, tiro, agora acidente de avião”. (Não lembro mais exatamente o texto). E é bem isso, né? A Shonda é sádica.

    Só que é o seguinte: morreu a Grey errada. (Detesto a Meredith.)

    Responder

  4. Simone, que bom que chegou esse post!!! Vc sabe que eu estava mega ansiosa pra comentar, né?! Então vamos lá!

    Como eu disse num comentário anterior, eu não sou daqueles fãs que acompanham as notícias de bastidores das séries (leia-se: não tenho tempo mesmo). A última informação que eu tinha, acho que lá do início da temporada, era que o Patrick Dempsey não pretendia renovar o contrato. E isso fazia ter sentido a “briga” dele com Meredith, uma possível separação sem a Zola e tals. À medida que a temporada progredia e eles iam se acertando, eu pensei “bom, então agora eles vão sair os dois. E como vai ficar a série sem a Meredith? Já sei, a nova Grey será a Lexie!”. Como ela andava aparecendo menos e a gente já tinha ficado traumatizado com a temporada em que George “sumiu” e no fim acabou morrendo, pensei que Shonda não faria a mesma coisa dessa vez, que era truque velho. Quando Avery termina com Lexie e ela começa a falar sobre seus sentimentos por Mark, culminando com aquela linda e confusa declaração de amor (mais Meredith e Derek falando de Boston e tals) eu pensei “yes, acertei!”.

    Aí do nada vem o acidente de avião e a Lexie morrendo. Sério, fiquei muito revoltada! Porque, como eu escrevi no comentário do final de Criminal Minds, cansei de personagem morrer pro ator sair da série! Tantas maneiras diferentes de resolver a questão… por exemplo, a Teddy vai pra um outro emprego, com um significado tão bacana. Lembram que uma vez chegou um chefe de estado de outro país com vários carinhas do serviço secreto? A Lexie não poderia se envolver com alguém assim e ir embora trabalhar no serviço diplomático, ou no Médicos sem Fronteira? Não, a Shonda tinha que matar a guria! E isso depois de construir toda uma expectativa de que ela e Mark se acertariam!

    Além da minha revolta pela morte da personagem, é completamente inverossímel que um avião vai sumir assim durante um dia inteiro e ninguém vai notar. Nos EUA pós 11 de setembro? Sério, não dá pra levar a sério… O episódio ia se desenrolando e eu ficava pensando “tá, mas ninguém vai procurar o avião?”, “tá, mas ninguém sentiu falta de uma ligação, uma mensagem, um tuíte?” Nos dias de hoje, de comunicação instantânea, não dá pra crer que uma situação assim aconteceria. Até entendo que as equipes de busca tivessem dificuldade de encontrar os destroços numa mata mais fechada, mas ALGUÉM no Seattle Grace seria comunicado. E as emissoras de TV e rádio? E os pacientes que aguardam atendimento não iam ficar sabendo e comentar com algum médico ou enfermeiro? Só pra ilustrar: quando ocorreu aquele acidente da TAM em 2007 eu morava em Brasília. Como o voo partia de Porto Alegre, em menos de meia hora a gente já estava sabendo e se informando se não havia algum conhecido no avião. Tudo bem que na série era um avião pequeno com uma equipe médica. Mas justamente pela missão da qual estavam encarregados que não faz sentido eles terem sumido o dia todo e ninguém do SGH ficar sabendo…

    Enfim, eu fiquei muito furiosa mesmo. Não achei nem interessante a Cristina em busca do sapato. Pra ser justa, gostei da cena que ela espeta a caneta na perna do piloto, ali achei que ela agiu tipicamente como Cristina.

    E nesse contexto a história da Bailey (que eu amo de paixão, ainda mais agora que estou vendo as temporadas antigas) com o Ben e o jantar do Chief com os residentes ficaram completamente em segundo plano e sem importância. Por mais que eu torça pra que Avery e Kepner se entendam, isso poderia ser objeto de outro episódio.

    Desculpem o tamanho do texto e o desabafo. Claro que nada disso significa que vou abandonar a série. Até porque, vamos combinar, a Shonda conseguiu direitinho o intento de fazer a gente aguardar ansiosamente por setembro!

    Responder

    1. Parece que ela faz de propósito: tá todo mundo elogiando a série, amando de paixão né? Então vamos matar alguém de quem eles gostem muito, o que acham?

      Achei triste de tantas maneiras e pra tanta gente, me deu uma frustração tão grande essa chance final dela e do mark indo por água abaixo – ele falando deles terem três filhos foi o momento mais doído.

      Também não vou abandonar. enquanto Mer e Cristina estiverem lá eu volto: Nós é tudo troxa!

      Responder

      1. Simone,

        Estou revendo toda a série pelo Netflix. Como tinha começado a ver mesmo a partir de um certo ponto da 3ª temporada e só levei a sério mesmo na 4ª, às vezes sentia falta de algumas referências do começo… então aproveitei que tá tudo lá (olha o merchan grátis!) pra ver o que eu não tinha visto e embalei pra ir revendo.

        Estou agora na 4ª temporada, quando a Lexie entra na série e tem todos os conflitos dela com Meredith e tals. E agora digo com mais convicção que foi muito injusta a morte dela. Sério, depois de elas superarem todos os problemas da relação de meias-irmãs e as coisas realmente se encaixarem nas vidas delas, aí a guria vai e morre. E, pior, acho que a cena da Meredith chorando a morte da Lexie acabou ficando meio “pastelão”, não curti mesmo!

        Responder

  5. Achei a construção do episódio horrivel a única que se salvou em termos de interpretação foi Cristina e Lexie o resto horrivel comecei a rir quando a meredith começou a chorar !!! muito fraco adorava a série mas já passou da hora de acabar .É preferivel acabar com uma série que a gente ama to que torna-lá ridícula.

    Responder

    1. Então Miriam, a questão é que a temporada foi impecável, perfeita mesmo. Só esse episódio foi péssimo e isso irrita mais do que se fosse mais um episódio ruim de uma série que já não vai bem, tipo o final do House…

      Responder

          1. Também não gostei da temporada… acho que a série tinha perdido ritmo há muito tempo. Mas amei o finale. 🙂


  6. Simone , devo confessar que não segui essa temporada como devia mais amigas minhas do trabalho que amam falaram que essa temporada foi muito fraquinha!!! eu sou do tipo que amo séries de tv e algumas sigo com coração mais tb tenho a noção o botão de alerta quando uma série que amo já deu o que devia e chegou a hora de terminar !!

    Responder

Deixe uma resposta