11/09 – Dez Anos Depois

Hoje a partir da 00h30 vai ao ar o especial 11/09 Dez Anos Depois, com apresentação do ator Robert de Niro. O documentário, que reúne imagens do ataque à primeira torres e novas entrevistas com os bombeiros que participaram do resgate estreia no Brasil no mesmo dia em que estreia na TV americana.

Gravado pelos diretores Jules Naudet, Gedeon Naudet e James Hanlon, o documentário traz entrevistas em que os bombeiros falaram de como foi trabalhar naquele dia fatídico, como suas vidas estão hoje e como o mundo mudou desde então.

A produção traz ainda entrevistas com especialistas da área de saúde para falar sobre os danos que os bombeiros sofreram, numa reedição do documentário 11/09, também apresentado por De Niro em 2002. Morador de Nova York, ele esteve diretamente envolvido na reconstrução da região após os atentados.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

5 Comentários


  1. Querida Simone, pode parecer insano, mas eu gosto da maneira como os estrangeiros lidam com suas feridas e cicatrizes. Como é natural, todos querem enterrar, bem fundo, as suas tristezas, mas, simultaneamente, eles gostam de relembrar o assunto, meditar sobre ele, realizar documentários e filmes sobre o assunto, numa tentativa desesperada para aprender com a situação e se curarem da dor emocional. Todos os anos há um retorno doloroso ao passado. Também, é claro, há o oportunismo político, a geração de mais ódio e dor, o surgimento de novos problemas, decorrentes do sofrimento. Muitos erros são cometidos, ao longo da jornada. Porém, como eu sou positiva, eu vejo isto como algo transformador e evolutivo e me alegro com os acertos.

    Graças a certos dissabores sentidos pela humanidade, nós nos tornamos mais vigilantes, sensíveis e dispostos a lutar por melhorias. Por exemplo, Hitler ainda continua vivíssimo, por meio de seu legado de sangue. Contudo, quando surgem movimentos neo-nazistas ou subcelebridades, querendo aparecer de forma negativa (o diretor de cinema Lars Von Trier), o mundo se convulsiona e protesta. O terrorismo não acabou e nem dá mostras de cansaço, mas preocupar-se com o tema já é um belo começo.

    Aqui, no Brasil, por mais que um acontecimento seja politicamente trágico ou socialmente humilhante para os brasileiros, tudo acaba em samba ou numa piada. Aqueles que morrem, no processo, falecem, em vão. Os nossos herois nunca são lembrados. Os podres são jogados para baixo do tapete multi-alegre da Sapucaí.

    Eu fico besta como cidadãos comuns, a exemplo dos bombeiros e dos policiais, são valorizados, vistos e ouvidos, nos EUA. Mesmo que o problema seja resolvido a longo prazo, sempre existe um começo para tudo. Quando os bombeiros do RJ decidiram se unir e lutar por melhores condições de trabalho, eles receberam o seguinte prêmio do governador do estado: o rótulo de vândalos. Vagabundos, psicopatas e outras coisinhas mais. Os bombeiros cometeram alguns erros de estratégia, eu reconheço, todavia eu gosto de luta e de ver as pessoas se mexendo.

    Este documentário deve ser bem interessante e uma peça de estudos para todos, uma vez que não voltamos mais a sermos os mesmos, depois daquele 11/09/01.

    Beijos, Gabriela.

    Responder

    1. Às vezes eu acho que o fato deste país ser tão grandioso, tão abençoado, acaba fazendo com que o povo não valorize certas coisas, desperdice tanto, não valorize educadores, policiais…

      Responder

  2. Oi, gostaria de saber se este documentário tem em DVD, pois é muito interessante.
    Onde posso comprar?
    Grato

    Responder

  3. Juro por Deus: num guento mais especiais sobre 11 de setembro. Pra mim o melhor documentário de todos é “The falling man”. The ultimate, period.

    Responder

Deixe uma resposta