Eu dando entrevista no blog da Pritt

Como a maior parte de vocês sabe, eu sou uma das Embaixadoras da causa Criatividade é o que se usa para Construir Pessoas, lançada lindamente pela Pritt neste ano.

Pois nesta semana eu dei uma entrevista para o pessoal da Pritt para falar mais sobre a minha participação na campanha e explicar como eu uso a criatividade no dia a dia com a Carol. E eu amei o resultado. Trouxe a entrevista para cá, mas queria pedir mesmo a vocês que passem lá no blog da Pritt e conheçam mais sobre a causa que me é tão cara.

Simone Miletic: “Sou daquelas que conversam com a professora sempre que podem e não perdem uma reunião”

Quando a gente entrou em contato com a Simone Miletic (@smiletic), ela atendeu apressada… estava indo buscar a filha na escola. “Tudo bem a gente falar daqui uma hora, uma hora e meia?” Claro que tudo bem. No fim do expediente, matar a saudade da filhota é coisa mais urgente a fazer e a Pritt quer mais é que pais e filhos fiquem o maior tempo possível juntos. Assim que conseguiu um tempo livre, ela conversou com a gente sobre como é a sua rotina, como ela faz para cultivar a criatividade da Carol, que tem sete anos, e ainda ter tempo para trabalhar, escrever os blog Só Seriados de TV e Porque minhas opiniões não cabiam na telinha da TV:

Você e a Carol fazem bastante coisa juntas?

Eu e a Carol somos muito companheiras. No verão, passamos os finais de semana divididas entre piscina e bicicleta, mas adoramos um cinema e, agora, ela me acompanha até ao salão de beleza. Outro programa é ir à livraria e ficar sentadas no chão lendo. Em casa, assistimos à tv juntas ou brincamos de colorir – a felicidade de mãe é ter desculpa para brincar de colorir, sabia?

Você acompanha a educação escolar da Carol? Faz as lições de casa com ela?

Acompanho muito, ela tem de ficar no integral porque eu trabalho, mas eu dei uma segurada na carreira para poder ser a responsável por levá-la e buscá-la na escola todos os dias. Chegando em casa, eu olho a agenda e vejo a lição do dia, perguntando como foi tudo. Nos finais de semana, eu faço os trabalhos de escola com ela. Sou daquelas que conversam com a professora sempre que podem e não perdem uma reunião. Acredito muito que escola e os pais têm de ser parceiros, compartilhar valores, dividir as responsabilidades. Com tantas horas na escola acho importante fazer dessa forma.

Foi assim que, no ano passado, eu percebi que ela estava com dificuldades, que ela precisava de mais apoio e então resolvemos trocar de escola – uma menor, com mais acompanhamento.

Como você equilibra disciplina e estímulo à criatividade?

Acho que é importante uma rotina, até para que a criança se sinta segurança. Quando existe a rotina a disciplina acaba sendo mais fácil também. Eu acho… porque a criança acaba conhecendo suas regras. E criatividade nunca entra em conflito com isso, ela tem sempre à disposição muitos lápis, tintas, papéis, caderninhos, papel colorido, cola, massinha. Eu faço mosaico e lido com fimo (uma massinha para bijouterias), então, enquanto eu trabalho com esses materiais mais pesados, ela brinca de imitar com outros materiais. No quarto dela, ela decide, então, tem parede rabiscada, post it colado, fotos presas com aquelas massinhas da Pritt.

Um jeito bem legal de usar a criatividade é para resolver problemas: quando cai algo no chão e ficarmos “descobrindo” como limpar da melhor forma, como guardar as coisas. Eu gosto muito de dividir as responsabilidades com ela. Até na cozinha ela me ajuda um pouco.

A Carol já acessa a internet? Você a acompanha no mundo virtual?

Sim, ela acessa principalmente sites de jogos e vídeos. Tem um computador só dela em que instalei alguns programas de limitação de acesso e monitoração. No caso de sites de vídeos, ela sabe que só pode acessar comigo ou o pai por perto, porque sempre aparece algum na lista de sugestões que não é adequado para a idade.

Apesar de eu ser uma nerd de carteirinha, confesso que não sou muito de incentivar o uso por parte dela ainda, acho mais legal quando ela desce para o playground com os amigos para correr e pular. Esses tempos ela começou a pedir um DS, um videogame portátil, e eu tenho adiado. Às vezes desço no térreo do prédio e vejo várias crianças, cada uma num canto, sem interagir, com os olhos vidrados na telinha. Eu acho a convivência, a troca, nessa fase, muito importante.

Você escreve em dois blogs, é mãe e gerente administrativa. É preciso muita criatividade para fazer tudo bem feito, né!? Como é a sua rotina?

Olha, sabe que eu não consigo ensinar a fórmula? Sempre fui uma pessoa muito ativa, com muita facilidade de aprender. O lado ruim disso – todo mundo só fala no lado bom -, é que a gente tem dificuldade de escolher o que quer para a vida porque tudo é fácil. A internet me proporcionou recuperar um caminho que eu havia abandonado – quando jovem eu queria fazer jornalismo, mas acabei desistindo – e continuar seguindo com a carreira que já tinha.

Para tudo funcionar? É preciso fazer escolhas. Como eu falei, eu dei uma segurada na carreira (antes eu viajava muito a trabalho, não tinha hora para voltar), escolhi um emprego perto de casa, respeito muito meu tempo com a Carol e durmo menos. Todo tempinho acaba sendo transformado em algo novo, uso minhas experiências para alimentar os blogs, me obrigo a ler pelo menos 05 páginas de algum livro por dia, mesmo que seja tarde, e carrego meus seriados no meu iphone.

Mas, acho que é o mais importante, tenho muita paixão por tudo isso: amo ser mãe, adoro a troca que meus blogs proporcionam e gosto demais do meu ambiente de trabalho. Isso dá mais fôlego.

Como você se tornou Embaixadora da causa Criatividade é o que se usa para construir pessoas, da Pritt?

Fui convidada pela Samantha para a primeira oficina e me apaixonei de cara. Colagem tem tudo a ver com mosaico, é mais uma forma de brincar com a criançada – Carol e os amigos – e, mais que tudo, ao ver o slogan, o Construir Pessoas, eu me identifiquei demais.

Mais que ser a primeira aluna da classe ou uma profissional de sucesso, eu quero muito que a Carol seja uma boa pessoa pro mundo, uma pessoa consciente, uma pessoa amorosa. Uma pessoa com valores verdadeiros e ricos e sei que a tarefa de ensinar tudo isso é difícil, nada melhor do que encontrar maneiras divertidas de fazê-lo.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta