Grey’s Anatomy: Sanctuary e Death And All His Friends (06×23 e 06×24)

Perdi a conta do número de vezes que xinguei Shonda Rhimes. Perdi a conta das vezes em que senti raiva e jurei que desistiria do seriado. Mas também perdi a conta das vezes em que ele me fez chorar. Perdi a contas das vezes em que sorri com Meredith, Cristina e Alex. Mas me lembro bem do quanto fiquei feliz com a partida de Izzie.

No começo desta temporada, especialmente, eu estava cansada demais de Grey’s. O fantasma já tinha partido, mas eu ainda carregava comigo um monte de frustração pela terrível quinta temporada. Só que, ao longo do caminho, a coisa foi se recuperando.

E se recuperou bem: Meredith e Derek se tornaram um casa possível e ver sua alegria me contagiava. A gravidez de Meredith, revelada no comecinho deste último episódio era apenas mais um detalhe dessa alegria.Um detalhe. Mas existiram vários detalhes em volta do feliz casal que mudaram tudo.

Por exemplo: a crise de consciência de Derek após ter decidido pelo desligamento dos aparelhos de uma paciente, mesmo sendo contrário ao desejo de seu marido, foi apenas um detalhe no episódio How Insensitive. Aqui ele deixa de ser detalhe e se torna a força motriz de toda a tensão da grande finale.

E por mais que as propagandas da Sony pudessem adiantar o que viria, elas não poderiam adiantar como eu me sentiria. Saber da gravidez de Meredith logo no comecinho parece ter servido para amplificar tudo, para me deixar ainda mais presa no sofá.

Cada passo de Gary Clark por aquele hospital, enquanto Meredith falava do quanto aquele lugar era importante em sua vida, foi acompanhado dessa aflição e tensão que tento descrever aqui, mas que não consigo colocar em palavras.

Quando Clark dá seu primeiro tiro, quando ele encontra com Cristina no elevador, quando ele continua atirando (ao que parece o pessoal do Mercy serviu de alvo, maneira dramática de eliminar o que não teria agradado aos antigo fãs), quando Bailley se esconde embaixo de uma cama e nega ser uma cirurgiã. Você vê tudo acontecendo e se altera com isso, mas está sempre pensando à frente, pensando: que raios acontecerá agora?

E então Clark encontra Derek e você tem a mesma esperança que Meredith de que o pior não aconteça. E eu garantiria que você, fã como eu, gritou junto com Meredith quando ele finalmente atira. E chorou junto com ela. Eu chorei. Eu só não gritei porque era tarde da noite.

E aí vem a segunda parte, e a correria continua e aqueles policiais que nunca pegam o cara, depois de quase pegá-lo, e Meredith chorando sentada do lado de fora da sala de cirurgia, Owen finalmente sendo homem de verdade (tudo bem que Teddy teve que praticamente obrigá-lo a sê-lo) e protegendo Meredith do que acontecia lá dentro, Avery sendo simplesmente sensacional, Cristina se tornando uma médica de verdade, acima de tudo. E Richard. Richard entrando no hospital e procurando por Clark. E os dois conversando e lidando com seus demônios internos (e a excelente parte sobre trazer mais bebida e precisar de mais balas).

E Alex sobrevivendo, e Lexie dizendo que o ama apenas porque se sente responsável (ou não), e Meredith perdendo seu bebê e decidindo não contar para Derek e Callie e Arizona finalmente tendo coragem para falar o que realmente sentiam (nada como ficar preso dentro de um hospital para a verdade aflorar). E Bailley sendo sincera até o fim. E um novo recomeço.

Tanta coisa. Tanto sentimento. O melhor final de temporada que Grey’s Anatomy já teve. O melhor final de temporada desta temporada. Sem sombra de dúvida.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

18 Comentários


  1. Essa temporada foi excelente, toda ela, mas esse season finale foi arrebatador. Curioso ver como Grey’s Anatomy fez o caminho contrário de House, começando como uma série normal para se tornar um grande drama, enquanto que nosso querido House começou como uma série brilhante para – aos poucos – se tornar apenas mais uma série normal… triste isso…

    Responder

  2. Eu te falei que esse final matava a pau!!! Eu leio vários blogs sobre séries, e em todos eles procurei o post sobre esses episódios, pois foi uma maneira de reviver tudo que senti quando assisti aos episódios. Tava só esperando o seu post…

    Responder

  3. ja passaram algumas semanas que eu vi esses episódios e ainda não tenho palavras para descrever oq senti…

    Responder

  4. Não achei justa essa comparação entre House e Greys
    Pq Greys em todas as temporadas tirando a 1ª e a 2ª tiveram arcos fracos ou storylines que não funcionaram, episódios absurdos, episódios só pra completar os 22, imaturidade emocional digna de garotos de 14 anos. Só pq a série se redime na sua parte final não quer dizer que ela teve uma boa temporada ou uma temporada brilhante, é só pegar as reviews de Greys de uma temporada completa e ler.
    Entretanto House fez 3 temporadas irretocaveis, sem nenhum episódio que te apresentasse algo absurdo ou irritante, mesmo os arcos mais polemicos serviam para aprofundar o personagem e eram absolutamente necessarios. Na ª houveram mudanças, na 5ª vimos essas mudanças cobrando vida no mundinho antes organizado de House, que é desorganizado e na 6ª tivemos um grande arco, talvez dificil de ser compreendido, mas necessario, quando vimos House tentando ser diferente e a vida dele não se tornando mais feliz como ele esperava.
    Enfim, apesar de House não ser mais irretocavel, Greys ainda tem que rever situações e personagens

    Responder

    1. Mariana,

      Na verdade, eu acho que Grey’s e House tem concepções diferentes: enquanto o primeiro é uma novela que tem como cenário um hospital, o segundo é um drama focado em um personagem único e sua interação com outras pessoas.

      Separando as duas coisas Grey’s, como é, tem funcionado muito melhor que House, ao qual tem faltado coerência. Sim, as três primeiras temporadas de House são perfeitas e eu as adoro. A quinta e a sexta temporadas eu ando preferindo esquecer. Nada mais do House que eu conhecia, mais um seriado que, por causa do sucesso de público, parece ter perdido sua razão de ser, virou uma comédia do sofrimento alheio.

      Responder

  5. queria que alguém me dissese o nome da musica ou da banda que tocou em greys anatomy de segunda dia 7 de junho.

    Responder

    1. Vander, como foi reprise, só posso te ajudar se me disse qual o nome do episódio ou pelo menos me falar sobre a cena em que ouviu a música.

      Responder

  6. quero saber o nome da musica que tocou em greys anatomy do dia 7 de junho de 2010 no final do episódio.

    Responder

  7. Alguem sabe o nome da ultima musica que tocou no ultimo episodio da 6 temporada?
    Por favor, se alguém souber, me envie a resposta por e-mail? Agradeço desde já , Bjs

    Responder

    1. Músicas do último episódio da 6° temporada :
      # “In My Veins”
      (uncredited)
      Performed by Andrew Belle featuring Erin McCarley
      (plays as Bailey discovers the elevators have been shut down)

      # “Unarmed”
      (uncredited)
      Performed by Mariah McManus
      (plays as Mary and Bailey sit with Dr. Percy at the elevators)

      (essa eh a ultima música do episódio)
      # “The Way It Ends”
      (uncredited)
      Performed by Landon Pigg
      (plays under the closing monologue)

      Responder

  8. Alguém sabe o nome da música que tocou no último episódio da 6ª temporada??
    Por favor, se alguém souber, me envie a resposta por e-mail?
    Agradeço desde já , Bjs

    Responder

  9. Olá, gostaria muito de saber o nome da música que tocou no final do 24º episódio da sexta temporada. Se alguem souber, por favor, me manda por e-mail.
    Obrigada!

    Responder

  10. Seu comentário está aguardando moderação.

    Músicas do último episódio da 6° temporada :
    # “In My Veins”
    (uncredited)
    Performed by Andrew Belle featuring Erin McCarley
    (plays as Bailey discovers the elevators have been shut down)

    # “Unarmed”
    (uncredited)
    Performed by Mariah McManus
    (plays as Mary and Bailey sit with Dr. Percy at the elevators)

    (essa eh a ultima música do episódio)
    # “The Way It Ends”
    (uncredited)
    Performed by Landon Pigg
    (plays under the closing monologue)

    Responder

  11. a musica que tocou no capitulo da 6ª temporada de BONES quando ela conta que esta gravida é :

    cantora : Adele
    música: To Make You Feel My Love.

    Responder

Deixe uma resposta