Um Brasileiro No Dia D

Hoje tem estréia no History Channel: Um Brasileiro no Dia D é um documentário escrito, produzido e dirigido por João barone, bateirista do grupo Paralamas do Sucesso, e fala sobre o episódio mais relembrado da 2ª Guerra, mesmo após 60 anos.

O fio condutor da história é Pierre Closterman – nascido em Curitiba em 1921, local onde aprendeu a voar e tirou seu brevet de piloto –, único brasileiro presente no Dia D. Filho de um diplomata francês, Closterman foi para a Inglaterra, a pedido do pai, para lutar ao lado dos aliados. Como aviador, combateu pela Força Aérea Inglesa, conquistando 33 vitórias ao longo da guerra, condição que lhe deu o título de Ás da Aviação Francesa.

No documentário, além de conversar com Closterman, a última grande entrevista concedida antes de sua morte, Barone visita os cenários históricos da Normandia, que serviram de palco para o grande confronto entre os aliados e a Alemanha nazista.

A produção também traz depoimentos especiais de veteranos e cidadãos que se encontravam no local, em função das homenagens aos 60 anos do Dia D, completados em 6 de junho de 2004. Durante as gravações, Barone percorreu, em seu próprio jipe de guerra restaurado, cerca de 1.500 quilômetros nas praias da Normandia.

O documentário vai ao ar nesta sexta-feira, dia 04 de Junho, a partir das 21h00.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta