Livro: A chuva antes de cair

“- Olhe só aquelas nuvens. Se vierem para cá, vai cair uma tempestade.

Thea ouviu o comentário: ela sempre foi rápida para notar mudanças de humor – toda vez me surpreendia ao me dar conta da criança sensível que ela era, sempre sintonizada nos sentimentos adultos, o que a levou a perguntar:

– É por isso que você parece triste?

– Triste? – disse Rebecca, virando-se para mim – Eu? Não, não ligo para chuvas de verão. Na verdade eu gosto delas. São o meu tipo preferido.

– O seu tipo preferido de chuva? – disse Thea. lembro que ela franzia a testa e ponderava aquelas palavras, e então anunciou: – Bem, eu gosto da chuva antes de cair.

Rebecca sorriu, mas eu disse (penso que muito pedantemente): – Mas antes de cair, querida, não é realmente chuva. … Veja, a chuva antes de cair não existe. Ela tem que cair, ou então não é chuva.

… – Claro que não existe – ela disse – É por isso que é o meu tipo favorito. Mesmo as coisas que não são reais podem deixar a gente feliz, não podem?”

Em meu aniversário no ano passado ganhei dos colegas de trabalho um vale da Livraria Cultura. Eles sabem bem da minha paixão por livros. Me perdi na livraria em busca do que comprar e optei por comprar alguns livros mais baratos ao invés do que eu estava querendo na época – caso contrário eu só compraria um livro ao invés dos três que comprei.

Um dos achado foi o livro A chuva antes de cair, de Jonathan Coe, que provavelmente chamou minha atenção pelo enorme cão que tem na foto em sua capa.

O livro é de leitura fácil, não é bem um romance, mas não deixa de sê-lo, e com certeza não tem suspense. Sua história começa quando a idosa Rosamond morre e deixa como missão para sua sobrinha que ela encontre uma garota cega chamada Imogen e lhe entregue algumas fitas cassete, algumas fotos e um quadro em tinta à óleo.

Caso não encontre a menina, Gill poderá escutar as fitas e fazer que quiser com elas.

Gill busca incessantemente por Imogen, trabalho que deveria ser fácil em tempos de internet, mas não consegue achá-la, e acaba por ouvir as fitas na companhia das duas filhas adultas.

Com ela viajamos com a descrição de cada uma das vinte fotos escolhidas por Rosamond para contar toda  a história do passado da avó e da mãe de Imogen e mesmo do início da vida desta menina.

Primeiro chama a atenção a maneira como Rosamond descreve as fotos, de maneira que Imogen possa vê-las em sua mente, mesmo que sem vê-las realmente. Depois chama a atenção as reviravoltas pelas quais essas mulheres passam em sua vida, algumas vezes chegando à desgraça absoluta.

A chuva antes de cair não é um livro alegre, mas não chega a ser triste. Ele é, em si, bastante verdadeiro.

A chuva antes de cair pode ser adquirido no Submarino.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta