Hoje, no calendário católico, comemoramos o Dia de São josé, o pai de terreno do menino Jesus. José não é muito citado em passagens bíblicas, mas ele ficou ao lado de Maria em todos os momentos difíceis, mesmo quando a família foi perseguida pela força romana.
Acredita-se que José tenha morrido ainda antes de Jesus Cristo, mas não são encontrados registros dessa passagem, a comemoração do seu dia no dia 19 de março foi estabelecida pelo Papa Pio IX, que declarou o carpinteiro o patrono da igreja católica. Na Itália e em Portugal é o data em que se comemora do Dia dos Pais.
Já em Napóles, cidade em que o culto a este santo sempre foi mais entusiástico, é dia do Zeppole di San Giuseppe. O Zeppole é uma rosca de massa muito leve e açucarada, recheada com um delicioso creme amarelo.
Foi o chef Pintauro, um pasticcero napoletano, que teve a iniciativa de preparar a guloseima, no século XIX, em frente à sua pasticceria, assim, na calçada mesmo. Dizem por lá que Pintauro merece uma estátua com os dizeres: “Nápoles inventou os Zeppole e todos os italianos lambuzaram os dedos.”
Meu avô espanhol, Giuseppe, ganhava de sua esposa Terezza, descendente de italianos, o seu Zeppole em todo dia 19 de março – presentear seus amigos com este nome é uma tradição tão antiga quanto o próprio doce – e nenhum dos netos reclamava.
Como meus avós deixaram esta morada, eu mato as saudades do Zeppole me lambuzando no doce feito na Roticceria Il Pastaio.
Certamente hoje o dia por lá será disputado, então é melhor garantir o seu o quanto antes e boa comemoração.