Tutankamon no Discovery Channel

Na semana passada a Revista Veja trouxe uma reportagem sobre as recentes descobertas ligadas ao faraó menino Tutankamon. Graças as novas tecnologias foi possível chegar mais perto da causa real da morte do faraó que se tornariam a múmia em melhor estado descoberta  no mundo.

O Discovery Channel traz neste final de semana, com o primeiro episódio exibido no domingo Às 21h00 (horário sempre nobre para o canal) e com o segundo exibido na segunda no mesmo horário, ps detalhes sobre a uma investigação forense de dois anos em que e o renomado egiptólogo, Zahi Hawass fez suas descobertas, não só sobre a causa da morte,mas detalhes do reinado e identidade dos pais e avós do jovem faraó Tutankamon.

O episódio inicial de PROJETO TUTANKAMON acompanha de perto a primeira extração de DNA já realizada a partir da múmia do faraó, o que dá início a uma série de estudos para identificar a linhagem familiar de Tutankamon. As análises de DNA identificam Akenaton, o faraó “herege” que impôs o monoteísmo ao Egito, como pai de Tutankamon.

No segundo episódio,  os pesquisadores analisam evidências nunca antes examinadas para concluir o que causou a morte do faraó Tutankamon e, com essa informação, lançam um novo olhar sobre seu reinado como chefe militar, religioso e político. Os exames apontam uma série de más-formações na família Tutankamon e colocam em evidência a presença de três genes vinculados ao parasita Plasmodium falciparum, responsável pela malária.

Tutancâmon e seus ancestrais eram pouco conhecidos até a descoberta de sua tumba, em 1922, pelo britânico Howard Carter, que continha um grande tesouro, entre eles uma máscara mortuária em ouro maciço. Esse estudo estabelece um novo enfoque de investigação em genealogia molecular e paleogenômica do período faraônico.

Projeto Tutankamon foi produzido para o Discovery Channel pela Brando Quilici Productions.

Você pode assistir a um trecho do vídeo no site do canal.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


  1. Assisti o documentário sobre o Projeto Tutankamon (extração de DNA retirada da múmia do faraó) . Achei magnífico e quero saber com posso obter a gravação para olhar com meus alunos do ensino médio. Sou professora de Biologia e estou trabalhando genética e esse tema é integrador com outras disciplinas. Aguardo uma resposta. Obrigado. Regina.

    Responder

    1. Regina,

      Acredito que deva entrar em contato direto com o canal através de seu site oficial (www.discoverybrasil.com), este site não tem qualquer relação com os canais, tratando-se apenas de um blog com opiniões de uma telespectadora.

      Responder

Deixe uma resposta