Lie To Me: Depraved Heart (01×08)

Lie To Me Lightman Depraved Heart 01x08

Depraved Heart não é um episódio padrão de Lie To Me logo de cara: Lightman não é convidado a auxiliar em um caso, ele simplesmente tropeça em um suicídio no meio da rua, descobre que existe outro relacionado e então abraça o caso com um empenho até hoje não mostrado por ele.

Entre os momentos da investigação do caso, que desemboca em uma trama muito mais elaborada de exploração de estrangeiras por um funcionário do governo – terrível pensar que isso pode acontecer com tamanha facilidade, não é? – podemos ver Lightman assistindo a uma fita repetidas vezes. Para mim foi super claro que aquela era a mãe dele, apesar das especulações por parte de Loker e Gillian de que seria de uma paciente de seu professor.

O que me chamou a atenção na questão foi porque, até aqui, vemos a aplicação das técnicas de Lightman na resolução de crimes. Quando Lightman assiste a fita ele vê uma aplicação totalmente diferente: será que o médico de sua mãe poderia ter identificado uma mentira naquele depoimento a ponto de não liberá-la do hospital?

Não sei se a obviedade da depressão da mãe de Lightman naquele depoimento era objetivo de roteirista e diretor. Se sim, talvez eles quisessem ressaltar algo que não percebi, já que fica claro o problema sem ser necessária a aplicação de técnica nenhuma. Por outro lado, é elogiável o trabalho da atriz, porque é muito difícil se perder nessa tênue linha de alguém que mente seu real estado mental.

Lie To Me Depraved Heart S01E08

Se o caso investigado por Lightman tinha a intenção de desafiar sentimentos, o caso investigado por Gillian e Loker desafiou valores: o que você faria? Seria como Gillian, que deixaria a garota sair sem condenação a fim de salvar o dinheiro dos investidores; ou como Loker, que faz com que a criminosa pague pelo crime, mas prejudica todo o resto?

Não existe decisão fácil no caso. No primeiro momento sou partidária de Gillian, mas, quando vemos alguém saindo ileso por algo que fez de errado também sentimos um pouco da revolta de Loker. Esse foi o maior mérito aqui, colocar esta questão, apesar de ser interessante ver Loker mentindo. Será que alguém descobrirá?

Leio outra opinião sobre o comportamento de Loker aqui, no texto da Naomi.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


  1. achei essa série por acaso num site de séries online e me apaixonei, primeiro pelo enredo original, segundo lightman é um daqueles protagonistas perfeitos( como dr House ou Horatio Caine) e terceiro quem ñ quer saber pegar um mentiroso?

    Responder

Deixe uma resposta