Bones: The Passanger In The Oven (04×10)

bscap0006

*Review de episódio inédito no Brasil, atenção: Spoilers a frente

Histórias de assassinatos em aviões já não têm tanta graça, já foram explorados por mais de um seriado investigativo. Maneira de criar uma tensão extra quando se conta a mesma história outra vez? Faça com que o avião esteja indo para a China e, caso Booth e Brennan não descubram o assassino antes de pousar, se perca a jurisdição e, conseqüentemente, o criminoso.

Além disso, coloque o corpo em questão dentro do forno do avião, exigindo bastante de Brennan para identificar a vítima e a causa da morte.

As diferenças dos dois parceiros são exploradas desde o início do episódio: Brennan viaja confortavelmente na primeira classe, enquanto Booth encara a classe econômica. Brennan comprou a própria passagem, ao invés de aceitar a do governo. Após Booth ver o conforto que ela recebeu ele entende perfeitamente a opção.

Só faltou uma explicação um pouco melhor para a viagem dos dois: Brennan viaja a China para identificar ossos antigos – o que a deixa feliz da vida, pois, segundo ela, o negócio dela é esse e não investigações, o que magoa Booth – enquanto o agente do FBI deve proteger a “tecnologia americana” que ela usará. Hummmm… Então tá!

Em terra firme, todos se preparam para o fim de semana: Sweets e Daisy vão participar de uma competição de karaokê; Angela e Roxi vão para um retiro de artistas; Hodgins vai encarar uma trilha de bicicleta. Cam só quer saber de descansar, já parece plano suficiente.

É claro que Booth recriminando o jovem Eli Bilbrey por roubar garrafinhas de bebidas não teria sido jogado a toa durante o episódio, mas o ponto principal era ele questionar de Brennan estava cansada de trabalhar com ele, o que ela nem tem tempo de responder adequadamente, já que escutam um grito vindo da parte de baixo do avião.

Com isso o fim de semana cuidadosamente planejado por cada um chega ao final bem antes do que esperavam e todos vão precisar ajudar Brennan à distância, utilizando apenas o computador para se comunicarem: fotos são retiradas, enquanto Brennan improvisa com o que encontra no avião para fazer testes.

A cena em que ela utiliza os óculos da velhinha apaixonada por romances policiais como lente de aumento e Booth pede que ela solte o cabelo, agite e ainda fale “Sr. Booth, o senhor sabe qual é a penalidade pelo atraso na devolução de livros?”, fingindo ser uma bibliotecária sexy, fica como um dos mais inspirados momentos dos roteiristas em termos cômicos. Eles exploraram muito bem a química dos dois e a inadequação de Brennan – da qual eu vivo falando, eu sei.

A trama acaba se revelando intrincada: o capitão do vôo tem problemas em seu passado; a aeromoça e o namorado usam os vôos internacionais para suas falcatruas; a vítima, identificada como Elizabeth Jones, tinha um caso com um homem casado, presentes no vôo, na primeira classe, com a esposa, prestes a morrer, e o filho, o garoto que pega no flagra roubando garrafinhas de bebida do carrinho das aeromoças.

Como eu disse, eu sabia que o fato de Booth pegar o rapaz bebendo teria importância para o seriado, mas não esperava que ele fosse o culpado de assassinato, tudo para vingar sua mãe traída.

Booth e Brennan conseguem provas suficientes da culpa do rapaz pouco antes da porta do avião ser aberta, garantindo o retorno dele aos EUA para o processo. Enquanto Eli fica confinado na classe econômica, Booth ainda pode curtir a primeira classe com Brennan, com direito a champanhe e tudo. Brennan pode perceber, então, que o que mais gosta de fazer não é identificar restos ou investigar crimes, mas sua parceria com Booth.

bscap0007

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

3 Comentários


  1. adorei esse episódio, e falando na nova temporada, pra mim ela está a melhor da série. Episódios ótimos, desenvolvimento dos personagens e investigação na medida certa. Além da quimica entre os protagonistas, que não pode ser negada por ninguém…

    Responder

  2. Concordo com vc Lenon…..episodios cada vez melhor….apesar que de todos esse até agora é o mais fraquinho……na minha opinião.

    Responder

Deixe uma resposta