No Reservations: Especial Líbano

Como é possível, em plena baixa temporada, eu estar atrasada com meus posts? Porque é possível e pronto… Porque eu sou assim… Porque a vida é assim… Porque tem Olimpíadas… Porque sim, oras.

Mas ontem, zapeando na hora de dormir, dei uma passada no Discovery Travel And Living (que eu ainda esqueço que agora faz parte do pacote) e dei de cara com a reprise do No Reservations Especial Líbano. Por que especial? Porque foi um programa diferente, onde comida não foi o tema principal.

Em teoria Anthony Bourdain faria mais um programa sobre restaurantes e comida, quando, durante sua visita à cidade de Beirute, se viu em meio ao conflito árabe-judeu. Ainda em seu primeiro dia na cidade ele relata a comemoração de membros do Hezbollah devido a mais um atentado terrorista. Ele só não esperava o que vinha em seguida: a retaliação de Israel, que explodiu o aeroporto da cidade e começou uma série de ataques.

O programa foi gravado em 2006, quando mais uma fase negra se iniciou nas negociações de paz na Palestina e mostra a reação das pessoas da cidade, daquelas mais próximas da equipe dele, que ficam entre o medo do que acontecerá e a simples aceitação de que aquilo faz parte sua rotina.

Acompanhamos como foi para a equipe do programa os momentos entre os ataques e a saída do país, sem poder usar o aeroporto eles tiveram que aguardar a ajuda da marinha americana para partir.

O programa é muito interessante, tanto que assisti pela terceira vez, por isso recomendo a quem ainda não viu.

A Discovery Travel&Living passará reprises do programa no próximo domingo, dia 17 de Agosto, às 19:00 e às 22:00, confesso que não tenho certeza se será reprisado nos dois horários ou se somente às 19:00h, o site do canal não dá informações sobre o episódio que será exibido em cada horário. Para vocês imaginarem, no site do canal está sinalizado que ontem passaria o episódio 12 da 2ª temporada, que seria o programa da Indonésia. O programa sobre Beirute foi o último da segunda temporada, de número 14, e foi ele que passou… So…

Também recomendo, para àqueles que lêem inglês, os seguintes textos sobre o programa:

No Reservations: The Shwarma and Shrapnel Episode

Watching Beirut die

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

3 Comentários


  1. Também ainda não me acostumei que tenho agora Discovery Travel&Living. Boa dica de programa. Vou tentar ver a reprise do domingo.

    Responder

  2. Até tinha colocado lembrete no programa para ver mas com duas crianças com febre alternando no Tylenol e Magnopyrol já foi uma vitória sobreviver ao fim de semana….

    Responder

Deixe uma resposta