Top Chef (02×09)

Sei que a Sony exibe Top Chef com séculos de atraso (enquanto aqui passa a 2ª temporada, por lá já terminou a 4ª), mas ele continua sendo um dos seriados sobre comida que eu mais gosto de assistir (logo abaixo de Kitchen Nightmares e No Reservations)

Gosto muito mais dele do que de Hells Kitchen, por exemplo, porque aqui se valoriza mesmo o talento como chefe, mais do que enlouquecer dentro de uma cozinha a fim de dar conta de atender a todos e com receitas pré-determinadas, como acontece em Hells, em Top Chef os candidatos precisam ser inventivos, criativos e, muitas vezes, sem ter muito com que trabalhar.

O nono episódio da temporada foi mais especial ainda por contar com a participação especial de Ted Allen, de Queer Eye. Tudo bem que a Sony adora transformar os episódios especiais em suplicio, já que ela pega um episódio de 60 minutos e passam em 02 horas, resultando em comerciais intermináveis de 15 minutos cada.

Eu gostei bastante do episódio, apesar de, em certas horas, achar que todos eram adolescentes brincando de casinha por causa daquelas brigas infantis, por causa dos temas dos dois desafios: no primeiro eles tiverem que criar um prato com três itens de uma cor só, no segundo, cada um preparou um prato, cada prato simbolizando um dos pecados capitais.

E a surpresa ficou com a vitória de Michael para ambos os desafios. Como ele, eu também acho que Sam e são chefs muito superiores, mas ele realmente se saiu bem!

Para o primeiro desafio sua cor era laranja e ele soube inovar ao fazer “crispies” de cenoura (eles elogiaram tanto que eu ficou morrendo de vontade) acompanhando um lindo salmão caramelizado.

Para o segundo desafio ele arrasou. Seu pecado era a inveja e ele fez um prato em que a truta teria inveja do salmão, mais bonito e vistoso, os dois regados com um molho basílico e acompanhados por aspargos e tomates. Hummmm!!!

Betty acabou indo para casa mais cedo depois de duas decisões desastrosas: o primeiro prato, de cor verde, pareceu descuidado e o sabor de vários vegetais largados não agradou. No desafio dos pecados ela associou a preguiça á um mix de três sopas servidas em copos. A aparência ficou desastrosa e, pelos comentários, a consistência idem.

Mas minha receita ganhadora seria de Sam, que arrasou com uma entrada diferente juntando um Ceviche de Camarão com uma pipoca apimentada. A cara ficou ótima e eu acho sensacional quando eles usam algo tão trivial como pipocas em um prato sofisticado.

Aí embaixo a receita que mais gostei:

Ceviche Apimentado de Camarão com Pipocas Apimentadas

Ingredientes:
170 gramas de camarão sem pele
1 cebola vermelha média fatiada o mais fino possível
1 copo de vinagre de vinho tinto
1/4 copo de açúcar
2 colheres de chá de passas, finamente picadas
4 anchovas, finamente picadas
4 dentes de alho, finamente picados
1/4 copo de azeite
1 colher de chá de grãos de pimenta vermelha
Molho de Salsa Verde (feito a base de salsa, anchovas, azeite, suco de limão, sal, pimenta, e passado no processador)
1 punhado de Pipocas

Como fazer:
1. Aqueça o vinagre e o açúcar até que o açúcar dissolva. Adicione as cebolas, mexa bem e deixe por 15 a 30 minutos.
2. Numa tigela média, misture as passas, anchovas, alho, azeite e a pimenta. Mexa bem. Depois adicione a mistura da cebola e volte a mexer. Adicione o camarão gentilmente e cubra com papel alumínio. Deixe descansar na geladeira por 03 a 04 horas.
3. Para cada pessoa: coloque duas colheres de sopa do molho de salsa no fundo de um copo para martini. Coloque ¼ da mistura de camarão e enfeite com as pipocas já temperadas com pimenta e sirva imediatamente.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

5 Comentários


  1. Comentei com meu chefe sobre isso hoje, que parecia interminável os comerciais……ainda bem eu gravei e assisti mais tarde e pude ir acelerando……ninguém merece…..
    Eu gosto bastante de top chefe é leve e divertido.

    Responder

  2. Eu adoro Top Chef e este episódio com o tema 7 pecados capitais para mim foi o melhor tema de todas as 4 temporadas (q eu já assisti).
    O Sam tb é o meu preferido, e me irrita muito nessa fase a série de intrigas com o Marcel, que é um mala, mas o povo morre de inveja dele, não é possível…
    Torcia muito para Betty sair, ela era muito chata e não sei se vc já assistiu essa temporada, mas as encrencas estão só começando…
    Nesta temporada o Ted Allen começa a dar as caras, ele e o maravilhoso do Anthony Bourdain sempre aparecem, o que eu acho melhor ainda neste reality.
    E os intervalos da Sony foram super irritantes, estou assistindo agora para acompanhar todas as legendas e não perder nenhum ingrediente, pq sem legendas até entendo mas fico por fora de metade dos pratos!

    Vc reparou que a Sony passa vinhetas da primeira temporada? acho isso o fim…

    Responder

  3. Lourdes,

    Ainda não assisti não. Confesso que não tenho acompanhado essa temporada direito também, mas já que ted e Tony estarão por lá agora não desgrudo o olho.
    Quanto as receitas: tem no site do seriado, vc já viu?
    Todas de todas as temporadas. As vezes eu enrosco em um ingrediente, mas eu busco na net e acabo conseguindo traduzir.

    Responder

  4. Já tinha visto algumas receitas no site da Bravo, mas não me arrisquei ainda…adoro cozinhar mas me sinto tão amadora perto deles! 😉

    Sobre as temporadas, para mim não tem ninguém melhor que Harold, da primeira temporada. Não sei se a Sony vai apresentar mas no final da segunda temporada teve uma competição 1 temp x 2 temp e o programa foi genial. Vale conferir qdo acabar esse temporada, tem os vencedores competindo!!

    Responder

  5. ola tudo bem

    gostaria de saber onde encotro as receitas feitas pelos cozinheiros do top chef

    valeu!

    Responder

Deixe uma resposta