House: Wilson’s Heart (04×16)

Wilson\'s Heart

Você já amou e odiou um episódio ao mesmo tempo? Chorou que nem criança e pensou que não queria que nada daquilo tivesse acontecido, ao mesmo tempo que ficava maravilhado com o que viu? O final da quarta temporada de House me deixou em estado de choque, dividida de verdade e sem saber ao certo o que dizer, po pensar…

Sei que não fui a única. A Ju escreveu lá no seu blog uma carta aos responsáveis por House, ainda inconformada com o que fizeram. Eu concordo quando ela diz que o seriado já é depressivo o bastante sem House falando que não quer voltar e sem WIlson odiando o melhor amigo e sem Amber morrendo no final. Se Robert Sean Leonard não ganhar um Emmy por esse episódio ninguém mais merece.

Eu não tinha gostado muito de House’s Head, achei meio viajante demais, mas tinha ficado com a pulga atrás da orelha quanto a quem seria o doente da vez. Adorei a ligação que os roteiristas fizeram entre a pedra no colar da garota que aparece nos sonhos de House e Amber.

Amei a cena dos dois conversando no ônibus e chorei que nem bebê depois de vacina. Foi triste demais vê-lo admitindo sua dor e seu sofrimento.

Isso tudo me lembrou da primeira temporada.

Eu comecei a assistir House no fim da segunda temporada, começo da terceira. Gostei logo de cara do seriado, mas gostei mais da segunda temporada que da terceira. E ao assistir a primeira, maridão me deu o box, entendi melhor o porque: no começo House não era simplesmente ruim por ser, existia um porque, ele mesmo buscava algumas respostas. Ao longo do tempo ele ficou cada dia mais intragável, mas gratuitamente. Como se os roteiristas buscassem apenas nossa diversão. O personagem se tornou raso.

Neste último episódio a dor de House é retomada, não a dor física, mas, mais que isso, a dor que faz com que ele tantas vezes seja a pior pessoa do mundo. Quem começou a assistir a pouco tempo pode não entender o carinho que Cuddy e Wilson têm por House, afinal, esse personagem dos últimos tempos não mereceria esse carinho.

Mas o House que é um ótimo médico, que teve sua esposa e sua amiga tomando uma decisão com a qual ele não concordava, enquanto ele estava em coma induzido, que acabou deixando-o com dores para o resto de sua vida, mereceria carinho sim. Não que ele fosse um santo, acho que ele devia até já ser bem chato, mas ele sempre foi mais que isso.

Espero que esse episódio mais que triste sirva para retomar isso… E também para retormar outras coisas, como Cameron e Chase fazendo mais que pequenas pontas.

A amizade de House e Wilson nunca mais será a mesma… Acho que Wilson não irá odiá-lo, apesar d epoder pensar que se ele não tivesse ligado tudo isso não teria acontecido, mas algo, com certeza, se quebrou. E House vai sofrer um pouco mais com isso…

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

6 Comentários


  1. Ótimas ponderações Simone! Também acho que a amizade entre eles nunca será a mesma… é como a clichê comparação com Cristal: depois que quebra, nunca fica igual (até rimou, rsrsrsrsrs). Acho que a principal mudança será a relação de atitude do Wilson em relação a House: creio que ele não será aquele que sempre “limpa”a barra de House, que paga o almoço, empresta dinheiro que nunca é devolvido… enfim, não ficará sempre tentando fazer House ver seus erros, tentando ajudá-lo (lembra-se na 3ª temp.?)… Mas não quero que a amizade acabe: acho uma das melhores coisas da série!
    E falando em Emmy… me deu uma p*** revolta ao ver que o Robert não ficou entre os 10 finalistas para o prêmio de melhor ator coajuvante!! Mas uma injustiça para o rol do Emmy 🙁 Afinal, ele foi soberbo na season finale e, inagavelmente, é um ótimo ator!

    Responder

  2. Menina eu tinha baixado logo que passou nos EUA e quase todo mundo esperando pra ver na Universal e eu engasgada com essa finale.
    Eu chorei e fiquei embasbacada.
    Achei a finale sensacional mas ao mesmo tempo fiquei muito decepcionada com a morte da Amber, nao que eu adorasse ela, mas esse namoro dela com o Wilson rendeu ótimas cenas e me parece burrice acabar com isso quando os novos auxiliares do House nao fazem diferença alguma no video.
    Mas enfim, vá saber o que se passa na cabeça desses roteiristas.

    Responder

  3. Eu demorei para embalar simpatia pelo seriado, mas agora eu tenho assistido regularmente.

    Também fiquei chateado pelas possíveis mudanças na amizade entre o House e o Wilson…

    Responder

  4. n qro ser injusto com os outros textos, mas Si seu texto foi o melhor q li sobre esse excelente episodio, n pq concordo com tudo q vc escreveu sobre o episodio, mas como concordo com sua visao sobre a série. o problema dessa temporada de House, q cheguei ate comentar com Eric, q parecia q ele era mal humorado pra dar audiência. e a série n é sobre isso, nao mesmo.

    novamente, excelente review
    sensacional

    Responder

  5. Que maravilha de Post!
    Parabems pelo trabalho e pela escolha deste topic, me alegro por trabalhos como este! Parabems!

    Responder

  6. Carina: eu ainda estou em revolta. Acho que vou roubar o Emmy de alguém e mandar entregar na casa dele.

    Mel, isso é uma verdade. A amizade de Wilson e House ficou bem mais evidente nesta temporada, House sempre recorria a ele em seus momentos de dúvida. Eu mato um roteirista ainda.

    Marco: vc assistiu as outras temporadas?

    Paulo: obrigada pelos elogios. Acho que ficou bom pois eu escrevi o que senti assim que o episódio acabou e eu andava muito desanimada com o seriado.

    Frank: obrigada! Volte sempre…

    Responder

Deixe uma resposta