Damages: Final da Primeira Temporada

Damages e seus 03 últimos episódios: I Hate These People (01×11), There’s No “We” Anymore (01×12) e
Because I know Patty (01×13)

Culpa de ter ficado profundamente irritada com tanta paranóia do seriado unido ao fato de eu ficar totalmente enrolada nos últimos dias de abril, os três últimos episódios de Damages ficaram sem review. E eles não foram de todo ruim… Apesar de eu acabar concluindo que a série não é tudo aquilo que me venderam.

De I Hate These People posso destacar a cena do suicídio de Ray, e olha que eu ainda nem tinha processado a cena do sonho dele, em que ele coloca sangue e dentes para fora. As duas cenas foram fortes, mas não de mau gosto, o que mostra o cuidado da produção com o seriado.

Acho que outra coisa que posso citar foi a tensão do episódio, do começo ao fim. Que despertou em mim um sentimento muito semelhante ao que eu tinha nos primeiros episódios, antes de ficar irritada com o tanto de conspiração. Além disso, é bom ter respostas.

Uma das respostas foi a confirmação de que foi o relacionamento dele com Greg é o principal problema para Frobisher quando ao caso. Um relacionamento que, em verdade, nunca foi consumado. Ray se envolve com Greg de uma maneira muito rápida, de uma maneira que uma pessoa carente faria e de uma maneira platônica. Uma pessoa se sentindo vazia. A cena em que ele “termina” tudo com Greg e tenta beijá-lo nos dá a exata medida do quanto, internamente, ele estava sofrendo.

Ele sofre ao ter uma amizade com Greg quando, na realidade, quer algo mais, e na tentativa disso melhorar ele dá ao rapaz as ações e dicas, fazendo com que ele fique rico. Quando vê o erro que cometeu já é tarde demais para Ray e ele nem conseguiu o que realmente queria. O sofrimento dele ainda é exacerbado pelo fato de Frobisher considerá-lo como um verdadeiro amigo.

Aqui entre nós, o único verdadeiro amigo de Frobisher é ele mesmo. Mas ao falar isso para Ray, este começa a se cobrar, porque, em essência, Ray nunca foi um cara ruim. Tanto que não tirou vantagem própria das informações que tinha.

Desde o momento em que ele escreve a carta para Frobisher e fala com sua esposa eu tinha a certeza que ele se mataria, mas não esperava que ele fizesse isso na frente de Patty. Bom, nem ela esperava.

O suicídio explica o sangue no sapato de Patty. E eu achava, de verdade, depois dessa revelação, que só Frobisher fosse o bandido da história, até por achar que isso seria a maneira de garantir o retorno de Patty na segunda (e terceira) temporada. Agora, hehe, sabemos que não é bem assim. O que acabou sendo um bom gancho pro ano seguinte.

Neste episódio é quando começamos a ver o círculo se fechar sobre o empresário: graças a Ellen, Patty já sabe a verdade sobre o envolvimento de Moore (tudo bem, os caras matarem Moore e não tirarem a documentação que compromete Frobisher de seu casaco foi meio furado); a fita de Greg já é de conhecimento de Ray, o que acaba por detonar seu processo de depressão que culmina em seu suicídio, mas as perguntas ainda sem resposta intrigam.

E tudo isso apenas dois dias antes do dia da prisão de Ellen. Então apesar de ter achado que foi meio enrolado, vamos admitir: foram seis meses em 11 capítulos. Uma prova de que os autores realmente sabiam o que estavam fazendo a cada episódio. As linhas se cruzam ao final e, caso você não tenha prestado atenção em alguma coisa, como em Patty limpando seu sapato, você não percebe como isso foi bem feito.

O melhor momento de todo o episódio foi Ellen dizendo para Patty que não queria o emprego de volta, mas que iria ajudar Patty a conseguir as provas que precisava. Só achei a reação dela com Lila muito boba, deixando aquele recado na secretária eletrônica. Eu já teria denunciado a maluca para a polícia, mas aí não teríamos a polícia achando a mensagem e criando toda a história sobre o relacionamento de David com ela.

E, quando Patty finalmente ouve os recados em sua caixa postal, seu rosto demonstra toda a confusão que ela sente ao saber que Ellen acredita que ela esteja envolvida no assassinato. E, ao sabermos da morte de Ray, fica claro que sua viagem e seu transtorno estão muito bem justificados.

Em There’s No We Anymore a velocidade acelera ainda mais e damos de cara com um monte de respostas ao mesmo tempo. O que me decepcionou, apenas, foi o fato dos roteiristas terem escolhido o caminho mais certinho, menos controverso, para resolver as coisas.

Mas o mais importante do episódio é chegarmos ao ponto em que passado e presente se encontram. Eu me senti super feliz de identificar as cenas desde o primeiro episódio, antes jogadas entre idas e vindas de passado e presente, finalmente na seqüência, fazendo com que as peças do quebra-cabeça comecem a se encaixar.

Se durante toda a temporada imaginamos que Frobisher era o bandido, neste episódio nós podemos ter certeza. E isso acaba vindo com um gosto de satisfação para a maioria de nós. Como se estivéssemos dizendo para nós mesmos: eu disse, não disse?

É claro que algumas coisas acabam ficando no ar, não tinha como amarrar tudo, mas eles até arrumaram justificativas para o injustificável. Por exemplo? A loucura toda de Lilá só serviu para ela deixar a porta aberta do apartamento e permitir que os malucos rapazes de Frobisher entrassem e fizessem pudim do cérebro dele.

E tudo por culpa de Katie. A ida dela ao apartamento indicou que a fita estava ali e traçou o destino do jovem médico. E uma boa sacada do roteiro foi nos mostrar que o lugar segura de Ellen e David não era o mesmo local onde ela guardou as fotos e o relatório. E a curiosidade é: onde o raio da fita foi parar?

Os minutos finais do episódio, com Ellen confrontando Patty com tudo que ela sabia – o motivo de sua contratação – a palhaçada da demissão de Tom e tudo mais. Agora, o advogado bonzinho não era bonzinho afinal?? Ohoh!

Finalmente em Because I know Patty tudo é revelado e, ainda assim, eles conseguem criar um gancho para a temporada seguinte. E, ainda assim, fiquei decepcionada com o seriado. Não foi ruim, longe disso, mas depois de endeusarem tanto essa temporada algo não deu o clique em mim.

Tirando a expectativa não posso reclamar do restante. O seriado ainda se recuperou ao não escolher o caminho fácil e em atribuir parte da culpa pela desgraça à Patty.

A história, no final das contas, desceu redondinha. Sim, Frobisher foi o culpado pelo assassinato de David.

Mas foi Patty a responsável pelo ataque à Ellen. E o advogado bonzinho era bonzinho mesmo! Não era Frobisher o destino de sua ligação fora da cadeia e sim agentes federais que estão investigando Patty.

Você não vibrou ao ver Ellen voltando para o carro deles e falando que vai ajudá-los apenas para conseguir provas de que ela tentou matá-la? Com a ajuda do Tio Pete, é claro.

E Ellen chantageando Patty para conseguir que seu processo fosse arquivado? E Patty usando a fita para conseguir isso? Tudo certinho demais da conta. E ela ainda cumpriu o que prometeu à Frobisher: aquilo que foi colocado como prova do caso ela não usaria mais… Uma questão de semântica, já que a fita ainda não havia sido juntada como prova.

E o esconderijo de Ellen? Perfeito! A arma do crime. E ela ficou segura durante todo o tempo.

E o assassino de David entre os policiais? Uma sacada muito boa. Você não ficou com as unhas enfiadas no sofá durante a busca no apartamento, pensando quem pegaria a lanterna primeiro? E foi perfeito ele ter pego, pois só assim para que Ellen seja obrigada a chantagear Patty.

E Larry atirando em Frobisher no meio do nada no finalzinho do episódio? Pois eu não gostei não. Larry não é nenhum santo e teve o que mereceu ao ficar sem a grana. Ele escolheu esse caminho. Frobisher apenas usou a ambição dele a seu favor.

Agora, para que serviu saber que Patty perdeu uma menina em 1972? Não faço idéia.Quem sabe na próxima temporada… Quem sabe meio que para mostrar que ela receberia Ellen como sua filha?

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

14 Comentários


  1. Gostei de Damages mas concordo que como foi criada uma expectativa muito grande a gente acaba esperando a perfeição, o que não ocorreu.
    Será que na próxima temporada vão usar o mesmo recurso de mostrar o final e ir contando a história até lá?

    Responder

  2. Eu adorei essa série…Do primeiro ao último episódio. Tudo foi se encaixando e a forma como trama foi contada ajudou a gerar um clima de tensão em todos os episódios.

    Ter mostrado que a Patty perdeu uma filha no passado pode ter sido uma tentativa de mostrar o que a fez a se tornar a pessoa tão “insensível”… Mas acredito que na próxima temporada saberemos mais sobre isso.

    Ótimo post!

    Responder

  3. Também achei estranho colocarem o a história da filha de Patty, mas talvez tenha algo por trás disso, já que sempre tem. Vai ver ela teve um caso com o advogado bonzinho.

    Responder

  4. Finalmente terminou….meu deus que enrolação, já não aguentava mais……concordo com vc que no final entendemos o pq. de tanta enrolação….mais convenhamos….foi cansativo…..esperar tantas “supresa” e respostas.
    No geral gostei da serie……mais se soubesse talvez teria baixado na net e assistido tudo de uma vez.
    🙂 Excelente texto Si.
    Agora vou ler o Dirt Sexy

    Responder

  5. Embora com alguns episódios chatinhos, gostei da série e como disse a Simone tudo se encaixou tão direitinho… quanto a filha de Patty já tenho uma teoria, que pode ser furada, é claro! Mas quando Frobisher perguntou porque Patty o odeia tanto, pensei que a filha poderia ser dele, ele a teria engravidado ainda adolescente e nem se lembra mais dela, por isso o ódio ser maior ainda.

    Responder

  6. Boa teoria, Ivonete. Eu baixei a série e a vi toda de uma vez e foi uma experiência e tanto. Mal dá para respirar. Não sei se eu adoraria Damages tanto quanto adoro se tivesse que esperar uma semana por cada novo episódio, mas de qualquer forma aguardo ansiosa pela segunda temporada.

    Responder

  7. Eu gosti bastante do final de Damages, alias eu amei Damages todinha, muito provavelmente pq assim como a Thais eu assisti praticamente numa tacada só.
    Agora, finale por finale… CSI tá na dianteira absoluta. Continuo chocada. :-O

    Responder

  8. Damages me pegou ! Desde o início a série conseguiu conquistou a minha total simpatia. Sou super fã de Glen Close e não poderia deixar de assistir uma de suas performances. Juro que nem pensei em ir adiante. Confesso que algumas vezes me cansei de todo aquele segredo. Mas, chegava terça feira e lá ia eu pro canal certo…rs..rs…
    Achei o fim da temporada incrível! Deu vontade de continuar assistindo a saga de Patty Hewes! Estou bastante curiosa pra saber como Ellen irá se vingar da antiga chefa.
    Só acho que Frobisher não deveria ter morrido. Sem ele, a série perde um certo charme…

    Responder

  9. Estou aqui neste momento mandando uma linda e maravilhosa mensagem para a atriz mais talentosa do mundo. Glenn Close.
    E o Emmy vai ser para ela. Tem que ser.

    Responder

  10. Com o meu carinho e admiração que sinto pela a atriz Glenn Close estou torcendo para ela ganhar o Emmy de melhor atriz. E Damages podia ganhar também. Aliais todo o elenco deveria levar para casa o Emmy. Pois Damages é uma série que prende a nossa atenção. Todos os atores estão bem nesta.

    Responder

  11. No inicio da primeira temporada de Damages realmente achei meio confusa a série; porém agora que estou assistindo desde o inicio vou entender o enredo e mesmo porque é sempre interesante assistir o trabalho de quem é perita. Portanto tenho a certeza de que Damages nunca irá chegar num ponto em que deixem de passar no AXN. Valorizando o trabalho da Glenn Close chamais uma série que tem como atriz principal, fabulosa e talentosa, jamais poderá acabar.

    Responder

  12. Se o prémio Emmy não for para Glenn Close, a televisão estará complentamente cega. Porque não irá saber valorizar o trabalho de quem realmente sabe fazer e prende a atenção do público. Uma atriz o qual dedica todo o seu desempenho como Glenn Close dedica e tem o fabuloso talento de não deixar a peteca cair nunca na série e nos filmes os quais ela trabalhou.

    Responder

  13. Todo o elenco está fabuloso em Damages! Só que a Glenn Close é que arrebenta a boca do balão. E por falar nisso, foi a melhor coisa que fizeram no canal AXN; ter contratado esta maravilhosa atriz para fazer o papel principal.
    Glenn Close cada vez que assisto Damages fico emocionada com o seu talento fabuloso. Você Glenn é o máximo dos máximo! Parabens mais uma vez querida!

    Responder

Deixe uma resposta