SVU: Responsible e Florida

SVU - Responsible

Bom, já contei aqui que o episódio Responsible, de Law&Order: SVU simplesmente sumiu da minha mente, como se o dia não tivesse assistido. E olha, não foi um episódio ruim, de maneira alguma, como todo episódio da franquia ele tinha um quê de lição de moral, um quê de mostrar como a sociedade americana pode ser decadente, dependendo de como você a olha.

Uma garota é encontrada morta no apartamento de um casal, eles nunca a viram, eles não esperavam encontrar ninguém em seu quarto. A investigação leva Stabler e Benson a uma dessas festas de adolescentes, onde a bebida rola solta, onde o sexo é fácil e a responsabilidade, título do episódio, mínima.

Um grupo de garotos, ricos, ou pelo menos de classe média alta, de uma dessas escolas chiques, conta ter percebido que a garota passou mal e foi levada ao banheiro… Mas ninguém fez nada. É o que basta para buscarem uma acusação de homicídio, mais um desses casos que sabemos que dificilmente será ganho.

Em meio a toda essa bagunça um garota com cara e jeito de boazinha, aquela que parece não se encaixar ao quadro, com uma mãe de arrasar quarteirão. A menina interpretada por Sarah Drew, conhecida pelo papel em Everwood, e sua mãe por Laura Leighton, conhecida por Melrose Place.

Mas a garota sim, se encaixa no quadro. Benson e Stabler acabam descobrindo que a menina também é uma alcóolatra. E a fonte de bebida, tanto para ela como para seus amigos, é a própria mãe, que dava uma de amiga dos amigos da filha, tanto que acaba indo para cama com um deles. A filha acredita que ela faça isso para lhe ajudar a ter amigos, mas, na realidade, ela só o fez por egoísmo, por uma deturpada visão de como essas coisas funcionam.

Mas o que mais me marcou de todo o episódio foi quando, na primeira audiência, a juíza solta os meninos sem fiança, dando uma de compreensiva e apenas os proibindo de beber. Mais tarde ela pode assistir, na internet, um vídeo mostrando os mesmos santos garotos (na foto acima) bebendo e falando mal dela, fazendo todo tipo de brincadeira.

É, o mundo mudou e os jovens foram os que mais mudaram. Não por culpa deles, mas por culpa de alguns pais, que não chegam a dar garrafas de bebidas a seus filhos, mas também não lhe dizem não, querendo curtir a fama de pais legais.

SVU 8×19

Já Florida foi um episódio muito mais pessoal. Temos a volta do irmão de Benson, Simon Marsden. Dessa vez, o FBI vai atrás de Benson com base na denúncia da capitã Julia Millfield de que estaria protegendo o irmão foragido. Julia acredita que Olivia está apaixonada por Simon e ainda procura vingança para a irmã violentada na adolescência.

Olivia se divide entre a certeza de que o irmão cometeu o crime, assim como seu pai, e a esperança de que seu pai tenha sido injustamente acusado por sua mãe. Após conversar com Simon em um café e quase ser atropelada por um carro igual ao dele ele perde a esperança.

Julia aborda Olivia, que acaba contando a verdade sobre sua relação com Simon. Julia diz que a compreende, mas pede que ela dê um depoimento na delegacia. Olivia acaba, então, contando onde acredita que Simon esteja.

SVU 8×18

Mas as peças de um imenso quebra-cabeça começam a se juntar, dando a impressão de que você olha a tanto tempo para aquelas peças espalhadas que, de repente, elas parecem ter sentido: Olivia procura por outras vítimas do pai, com base nas informações obtidas em sua investigação para achar Simon, e acaba tendo de aceitar que, realmente, seu pai violentou muitas mulheres.

Mas ela também acaba descobrindo que a prova de que Simon violentou a irmã de Julia foi plantada. Ao saber que a irmã de Julia morreu recentemente de overdose ela sabe onde encontrará Simon e Julia.

Quando chegam a antiga casa do pai de Simon, um tiro é ouvido. Julia está caída no chão e Simon segura uma arma. Olivia conversa com Julia sobre o fato dela ter plantado as provas no caso da irmã. Simon conta que apenas beijou a garota e ela começou a gritar e a se contorcer.

Olivia identifica nisso que a menina teria sofrido abuso e confronta Julia sobre seu pai. Julia confessa ter plantado as provas, confessa ter convencido a última garota violentada a apontar Simon como seu estuprador, mesmo ele tendo estado na casa de Olivia o tempo todo. É dramática sua atuação. Ela ali, com sangue nas roupas, a dificuldade de aceitar o que seu pai fez, e o que ela fez também, eu acredito.

Ela conta que chegou ao local armada e que tentou matar Simon, que ao tentar tirar a arma de suas mãos acabou machucando-a. A cena marca pelo fato de Olivia, mais uma vez, pedir para Stabler confiar nela e nada fazer, até o momento em que Simon entrega a arma.

Stabler, mais uma vez, mostra sua confiança na parceira. E ela reconhece isso. A questão é se ele pode confiar nela. Pelas cenas dos próximos episódios vemos que, mais que nunca, ele vai precisar que ela estaja ali por ele, e não sei se ela é capaz disso.

Ah, Simon acaba saindo livre, precisa apenas resolver a confusão criada por Julia em relação aos crimes. Acredito que, agora, exista a esperança de Olivia ter uma família, ter alguém, espero que ela consiga aproveitar.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

1 comentário


  1. Será que alguém poderia me informar em qual episódio e temporada do SVU conta-se a histório de um pedófilo professor de piano que abusa de seus alunos?
    aguardo resposta,
    brigaduuuu

    Responder

Deixe uma resposta