Penn&Teller no FX

Penn&Teller

Em alguns canais pouco vistos, escondidos mesmo na grade, você acaba encontrando muita coisa interessante para assistir. Um caso desses é o programa Penn & Teller Bullshit!, escondido nos finais de noite do FX, canal para o público masculino mantido pela FOX.

A única coisa que acaba sendo muito irritante é que o povo da FOX classifica um programa super inteligente como coisa de homem e eu sou obrigada a ficar vendo comercial de programa com mulher de camiseta molhada a cada intervalo. Das duas uma: a FOX acha que mulher não gosta de programas inteligentes ou acha que mulheres não são inteligentes. Outros programas escondidos na grade do FX são The Office e My Name Is Earl. Quando alguém descobrir por que estes são programas masculinos, por favor, passem por aqui e me expliquem, vou me esforçar para entender.

Mas o que eu queria aqui era falar de Penn & Teller. O programa Bullshit! pode ser comparado ao programa MithBusters do Discovery, também muito bom, mas esse tem humor sarcástico e desmistifica questões mais espinhosas do que se um veículo gasta mais gasolina de ar condicionado ligado ou com os vidros abertos.

Enquanto Penn Jillette é expansivo e falante, Teller só fala ocasionalmente e usa mímica e pantomima em suas atuações. Os dois estão juntos desde os anos setenta quando, com um terceiro comediante, mantinham um show em São Francisco.

Depois de serem premiados com um Emmy especial em 1985, os dois partiram para shows na Broadway e começaram a participar de diversos programas de entrevistas na televisão, como Late Night with David Letterman, Saturday Night Live, The Tonight Show With Jay Leno, Late Night with Conan O’Brien e The Today Show.

Já nos anos noventa fizeram uma turnê nacional e passaram a participar como convidados em seriados da moda, como Babylon 5, The Drew Carey Show, The West Wing, Home Improvement, Sabrina the Teenage Witch e Simpsons. Até em Friends eles fizeram uma ponta.

Foi o canal Showtime que acabou abrindo o espaço para a criação do inteligente programa Bullshit!, no qual a dupla fala sobre religião, ciência, teorias de conspiração, comuns aos americanos em geral, e tudo mais que for contraditório ou estranho.

Eles já abordaram, sempre de maneira inteligente, assuntos espinhosos: o controle de armas americano, astrologia, Feng Shui, a PETA, a campanha de perda de peso e a luta contra as drogas. Se alguns os elogiam por sua posição liberalistas, outros os criticam pela mesma razão, e não são poucos os opositores ferozes que se apresentam.

Eles já escreveram diversos livros sobre mágica e continuam se apresentando, diariamente, em um cassino em Las Vegas. Penn também apresentou, entre 2006 e 2007, um programa de entrevistas em uma rádio americana e apresentam um game show na NBC. O que não falta é trabalho.

Entre os programas já veiculados no país pelo FX destaco um em que eles primeiro discorrem sobre a fortuna gasta pelos Estados Unidos com o tratamento de água e o absurdo valor gasto por cada americano comprando garrafinhas de água. Depois eles partem para a desmistificação: primeiro mostram que boa parte das garrafas que tem desenhos de montanhas e nomes afrancesados contém água que as empresas no mesmo encanamento público do qual sai à água da torneira da casa dos compradores. Fechando o programa eles enchem diversas garrafas com água de mangueira, colocam rótulos e nomes interessantes e origens exóticas e então servem a diferentes pessoas em um restaurante. É hilário ver as pessoas comparando o gosto da água de cada garrafa, falando que uma é mais leve, a outra mais fresca… Os seres-humanos são tremendamente sugestionáveis.

Outro que vale ser visto fala sobre o Feng Shui. Eles chamam diversas pessoas que vivem de prestar consultoria sobre o assunto e cada um diz que os ambientes precisam de coisas diferentes para estarem equilibradas, muitas vezes dizendo coisas completamente opostas. Como eles mesmos falam: e tem maluco que chama de ciência!

Semana passada eles escolheram o espinhoso tema da Pena de Morte, existente em alguns estados americanos, e conseguiram se sair muito bem. Eles apresentam os dois pontos de vista: pessoas que defendem a pena de morte, seja por acreditarem que ela diminui a criminalidade seja por terem motivos especiais para serem a favor, por terem perdido entes queridos, e pessoas totalmente contra, seja por sua fé seja por estarem amparadas por estatísticas que demonstram que estados que tem a pena de morte não tiveram a redução da criminalidade que é tão conclamada.

Se tiver um tempinho, aproveite a mid season, por exemplo, passe pelo FX nas segundas, às 23:00h, e experimentem. Humor inteligente e nem sempre politicamente correto, bom de se ver.

Penn&Teller

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

1 comentário


  1. olá, onde posso encontrar as legendas para todas as temporadas desse seriado?
    obrigado

    Responder

Deixe uma resposta