CINEMA: NÃO SE PREOCUPE, QUERIDA

Não se preocupe queridaComo posso começar a explicar o drama de Não Se Preocupe, Querida? As fofocas, o clima tenso, as indiretas e até a cuspida de um ator no outro. E nem estou falando do enredo do filme, isso foi só o que rolou nos bastidores antes do filme ser lançado oficialmente.

A gente vem acompanhando esta novela desde que Olivia Wilde anunciou que estava começando a gravar seu mais novo projeto como diretora, lá em 2020. De lá pra cá, a baixaria só piorou. E é no meio dessa confusão, em uma atmosfera de desentendimentos, divórcios sinistros, paixões arrebatadoras, e com uma jovem atriz simplesmente se negando a divulgar o próprio filme em que é protagonista, que Não Se Preocupe, Querida finalmente chega aos cinemas. E este é aquele momento em que a gente precisa fazer “xiuuuu” pra todo o burburinho na platéia e tentar prestar atenção no filme. Afinal, presta? Sobre o que se trata, mesmo?

Não Se Preocupe, Querida conta a história de Alice (Florence Pugh), uma dona de casa nos anos 1950 que vive com seu marido Jack (Harry Styles) em uma comunidade utópica comandada pelo misterioso Frank (Chris Pine). Vivendo sua vidinha perfeita, Alice aos poucos começa a perceber que algo está fora do lugar e que é possível que nem tudo por ali seja o que ela acredita ser.

Falando honestamente, a estética de Wilde é impecável. Ela faz filmes bonitos de se assistir. Seu filme anterior, Fora de Série (2019), é um deleite adolecente que encanta pela doçura. Aqui, Wilde vai além e navega por mares mais adultos: silenciamento feminino, vida de aparências e outros que se eu contar vai ser spoiler. Você percebe que ela amadureceu como diretora e ousou muito mais aqui. O filme tem uma atmosfera de suspense que te prende na cadeira, um clima que navega entre Cisne Negro e Um Corpo Que Cai. A gata tenta. E acho que ela consegue, viu?

É um bom filme. Um pouco pretensioso, sim. Mas quantos filmes pretensiosos a gente já viu antes e amou? Não fosse todo o burburinho, Wilde seria mais levada a sério. Por isso é tão importante conseguir olhar para este filme fechando antes as páginas de fofoca.

É um bom filme, garanto pra você.

Harry Styles ainda dá seus primeiros passos como ator e, claro, contracenando com a impecável Pugh, fica até discrepante. Ainda assim, tem boas cenas, principalmente quando sorri seu sorriso perfeito que já dizimou de amor meninas dos 13 aos 99 anos de idade. O restante do elenco também está ótimo e é sempre bom ver Nick Kroll em cena, ele merece muito tempo de tela, é um ator maravilhoso que eu adoro.

Saí da sala de cinema feliz, achei que foi um tempo bem gasto. O filme se sustenta sozinho, apesar das fofocas. Brilharia também sem elas, claro, mas será que a intenção não era exatamente essa? Em se tratando de Hollywood, a gente nunca sabe. De qualquer forma, vale o ingresso. E vale continuar acompanhando as páginas de fofoca. Lógico.

Com direção de Olivia Wilde a partir do roteiro escrito por Katie Silberman e argumento de Carey Van Dyke & Shane Van Dyke e Katie Silberman, o filme tem produção de Olivia Wilde, Katie Silberman, Miri Yoon e Roy Lee. Na produção executiva, estão Richard Brener, Celia Khong, Alex G. Scott, Catherine Hardwicke, Carey Van Dyke e Shane Van Dyke. A distribuição fica por conta da Warner Bros. Pictures. Não Se Preocupe, Querida chega aos cinemas em 22 de setembro.

Escrito por Tati Lopatiuk

Tati Lopatiuk é redatora e escritora em São Paulo. Gosta de romances em seriados, filmes, livros e na vida. Suas séries favoritas são Girls, The Office e Breaking Bad. Pois é.

Seus livros estão na Amazon e seus textos estão no blog.

Deixe uma resposta