Cinema: Um dia Para Sempre

Em uma sessão há muito tempo, minha psicanalista disse-me que não devíamos perder tempo demais com arrependimentos, afinal, fazemos nossas escolhas baseados no que sabemos até ali e com o passar dos anos é óbvio (e desejado) que aprendemos novas lições e tomaríamos decisões diferentes com o que sabemos agora – o contrário disso significa não amadurecer, que coisa horrível – mas não é possível mudar o passado, então vamos economizar no sofrimento.

Até porque ele não é opcional na maior parte do tempo.

Acho que é por isso que filmes em que segundas e terceiras chances são dadas nos fascinam tanto: eles mostram o amadurecimento sendo colocado em prática e nos apresentam diferentes possibilidades de desfecho.

Um Dia Para Sempre é mais um filme da categoria “repetição do tempo” e tem sua ideia bem executada: leve e ao mesmo tempo capaz de emocionar, o roteiro fala das consequências do medo do amor na vida de Zazie (Alicia von Rittberg), uma jovem que divide o apartamento com dois amigos e que deixou de acreditar em relacionamentos muitos anos antes.

Sua vida segura sofre um abalo daqueles quando ela recebe o convite para o casamento daquele que foi seu melhor amigo de infância e adolescência e de quem ela se afastou. Zazie resolve neste momento que não pode deixar que o amigo cometa o maior erro de sua vida, que precisa salvá-lo e impedir o casamento,

O que ela não espera é que o casamento se torne o cenário de um loop em que o mesmo dia se repete, se repete, se repete.

Quando percebe o que está acontecendo Zazie fica ainda mais decidida a conseguir acabar com o casamento, mas na verdade o universo pode simplesmente tentando fazer com que ela entenda que a pessoa cometendo o pior erro de sua vida é ela.

Ainda que seja uma comédia romântica típica, o roteiro consegue fugir do óbvio, enquanto nos entrega momentos divertidos. Daqueles filmes que nos deixam com um sorriso nos lábios, sabe? Sim, vou escorregar no clichê e dizer que é o programa perfeito para o Dia dos Namorados que se aproxima.

Um Dia Para Sempre chega aos cinemas hoje, 09 de junho, e tem direção e roteiro de Maggie Peren.

 

UM DIA PARA SEMPRE

Alemanha | 2020 | 92 min. | Comédia Romântica

Título Original: Hallo Again / Hello Again – A Wedding Day | Direção e Roteiro: Maggie Peren | Elenco: Alicia von Rittberg, Edin Hasanovic, Samuel Schneider, Tim Oliver Schultz, Emilia Schüle

PAÍS/ANO DE PRODUÇÃO: Alemanha, 2020

Distribuição: A2 Filmes

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta