Cinema: Belfast

Os filmes mais fáceis de resenhar são aqueles de que a gente não gosta. É simples encontrar os defeitos, apontar o que faltou e o que sobrou, rir da tentativa. Já os filmes que nos encantam, que nos cativam por completo, para esses faltam palavras, fica só um sentimento puro de adoração, para o qual é muito difícil encontrar tradução algumas frases e parágrafos.

Foi o que senti já nos primeiros momentos de Belfast, um dos grandes títulos do Oscar 2022. Inspirado nas memórias de infância do diretor e roteirista Kenneth Branagh, o filme traz a história bem-humorada e terna de um menino durante o tumulto do final dos anos 1960 na cidade de nascimento de Branagh.

De imediato, somos absorvidos por esta história que ressoa como um sopro inesperado de esperança, ao ver como este garoto de apenas 9 anos lida com sua vida sendo virada de pernas pro ar diante da possibilidade de precisar mudar de cidade para escapar dos conflitos de sua terra natal. Tudo o que ele acreditava parece mudar bruscamente, mas a família, os amigos e os amores permanecem como base imutável que torna tudo mais fácil. 

Com uma linguagem singela e poética, Belfast nos conduz por uma trilha inevitável de sorrisos e lágrimas, deixando sua marca ainda muito depois dos créditos finais subirem pela tela. É um dos melhores filmes do ano, e é possível dizer isso sem o menor medo de errar, mesmo a gente estando apenas em fevereiro.

Contando com um elenco estrelado, de atuações impecáveis, Belfast traz o pequeno estreante Jude Hill em seu primeiro filme fazendo bonito ao lado de nomes como Caitríona Balfe, Judi Dench, Jamie Dornan e Ciarán Hinds.

Belfast é produzido por Kenneth Branagh, Laura Berwick, Becca Kovacik e Tamar Thomas. Indicado ao Oscar 2022 em cinco categorias (Filme, Diretor, Atriz Coadjuvante, Ator Coadjuvante, Roteiro Original e Som), o filme conta com o designer de produção Jim Clay, o diretor de fotografia Haris Zambarloukos, o cabeleireiro e maquiador Wakana Yoshihara, a editora Úna Ní Dhonghaíle, a figurinista Charlotte Walker e as diretoras de elenco Lucy Bevan e Emily Brockman. A música é da lenda nascida em Belfast, Van Morrison.

Com distribuição da Universal Pictures, Belfast estreia nos cinemas de todo o Brasil em 10 de março.

Escrito por Tati Lopatiuk

Tati Lopatiuk é redatora e escritora em São Paulo. Gosta de romances em seriados, filmes, livros e na vida. Suas séries favoritas são Gossip Girl e Breaking Bad. Pois é.

Seus livros estão na Amazon e seus textos estão no blog.

1 comentário


  1. Assino embaixo de tudo que foi dito, o melhor filme do ano, tive vontade de aplaudir quando terminou.

    Responder

Deixe uma resposta