Como contei aqui mesmo no blog, neste ano Ziraldo assinou o pôster e a encantadora vinheta da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O escritor e cartunista foi o homenageado do ano no evento que exibiu dois títulos dos quais o criador do Menino Maluquinho é tema: Ziraldo, Era uma Vez um Menino, um documentário inédito assinado pela filha Fabrizia Pinto e com trilha sonora do filho Antonio Pinto, e Ziraldo – Uma Obra Que Pede Socorro, um documentário focado na história de um mural pintado pelo artista e e que permaneceu escondido durante 42 anos.
E é este documentário que o Canal History exibe neste domingo, 07 de novembro, a partir das 22h00. Com narração do ator Gracindo Jr., Ziraldo – Uma Obra Que Pede Socorro apresenta uma faceta de um Ziraldo que poucos conhecem: a de artista plástico, e de seu magnífico painel, pintado em 1967.
Batizado de Santa Ceia, o mural de 32 metros de comprimento por seis de altura se encontra coberto por tijolos e tintas, dando um solene adeus a um patrimônio que se julgava inexorável. A obra foi concebida para a célebre casa de shows carioca Canecão, fechada há mais de 10 anos; e o terreno hoje pertence à UFRJ, que não tem recursos para recuperar o prédio.
Lançado em 2020, o documentário dirigido por Guga Dannemann traz depoimentos de artistas e escritores, como Jaguar, Juarez Machado, Zuenir Ventura e do próprio Ziraldo. Mais do que se debruçar sobre o painel, que pode ser perdido para sempre, a produção questiona sobre como a Arte tem sido menosprezada nos dias atuais.