A História de Daniel e Johnny (Cobra Kai)

Karate Kid é de 1984 e não envelheceu nada mal – só que isso diz mais sobre nossa sociedade do que sobre a qualidade do filme. Não que ele seja ruim, pelo contrário, mas porque já devíamos ter superado os conflitos retratados em sua história.

Como um bom filme dos anos 80 ele não tem sobras: o roteiro te entrega exatamente o que foi prometido desde o trailer e você está mais que satisfeito quando os letreiros sobem na tela. Só faltou uma música marcante, mas isso foi corrigido na continuação, Karate Kid 2, em 1986.

Daniel Larusso (Ralph Macchio) é um rapaz que se vê em uma nova cidade, sem amigos, porque sua mãe aceitou um novo emprego. Sem amigos, sem grana, sem carro, pacote completo para delírio dos valentões ricos da escola, mesmo que a mocinha linda e loira não tivesse sorrido para ele, e ela sorri (Ali, vivida por uma Elisabeth Shue muito gracinha mesmo). Claro que o ex da moça, Johnny (Willian Zabka) é o líder deles.

Daniel acaba encontrando, no zelador do prédio onde mora, um professor de caratê que tentará ajuda-lo a não aparecer com o olho roxo em casa e que também funcionará como sua bússola moral. A coisa funciona tão bem que o Senhor Miyagi (vivido por Pat Morita) se tornou um personagem do imaginário popular e “sua filosofia de treinamento” ultrapassou as fronteiras da película.

Bom, como eu disse lá no começo, o roteiro do filme é enxuto – não se surpreenda em ficar surpreso ao ver que já acabou – e não gasta tempo na criação de camadas em seus personagens: Daniel é o mocinho, Johnny é o vilão.

Ainda que em alguns momentos a gente fique na dúvida se é tão simples – afinal a Ali gostava dele, ele não pode ser tão ruim -, na maior parte do tempo o retrato é bastante simples.

Corta para 2018 e sabe o que isso significa? Um passado todo desconhecido do Johnny para ser explorado pela produção Cobra Kai, lançada pelo You Tube há 3 anos quando ele ainda acreditava que atrairia assinantes para o seu serviço pago.

Na época a série não explodiu por aqui (eu vi os três episódios a que tinha direito gratuitamente, gostei, mas deixei para lá) mesmo sendo bem avaliada em tudo que é site sobre séries.

Aí aconteceu o que? Sim, a Netflix comprou os direitos de exibição dessa produção da Sony e pronto, a coisa explodiu. E ainda veio “de duplinha”: primeira e segunda temporadas entregues para os novos fãs em 2020 e a terceira estreando junto com o novo ano de 2021.

Cobra Kai explora o mesmo universo adolescente, agora com os filhos de Daniel Larusso e Johnny aprendendo caratê e arrumando confusões entre si, enquanto nos conta sobre o que Johnny passava enquanto estávamos vendo Daniel encerando carros e pintando cercas.

A questão é que todo mundo percebeu que ficamos mais interessados nos dramas dos dois velhos conhecidos do que nos adolescentes – até porque vários deles são bem irritantes, pelo menos para mim – e nessa terceira temporada a série conseguiu deixar todos os fãs felizes.

E se nas duas primeiras temporadas aprendemos muito sobre Johnny, que pode fazer escolhas erradas para caramba, mas definitivamente passa longe de ser um cara mau, nesta terceira os fãs de longa data ganharam vários presentes: tivemos MUITAS referências aos dois primeiros filmes com direito a Daniel voltando a Okinawa depois de tantos anos.

E, vejam vocês, até mesmo o terrível Kreese (Martin Kove) ganhou direito a ter sua história contada.

É assim que Cobra Kai – ou, como eu chamei, A História e Daniel e Johnny – se torna o perfeito programa em família: enquanto os pais podem curtir a nostalgia e realmente ver o que aconteceu com as vidas de personagens queridos, a segunda geração curte os dramas dos adolescentes se apaixonando, descobrindo a vida e quebrando o pau (para caramba).

P.S. O You Tube ainda não desistiu de nos fazer assinar o seu serviço só que a estratégia atual é encher cada vídeo com o maior número de anúncios possível até que a gente desista.

P.S. do P.S. Foram quatro filmes nos anos 80, três com Daniel como personagem principal, e depois uma refilmagem com novos atores no começo dos anos 2000 com Jackie Chan sendo o professor de caratê.

P.S. do P.S. do P.S. Fiz uma maratona dos filmes depois de terminar a terceira temporada e não me arrependi: foi muito legal. Karate Kid 1, 2 e 3 estão na HBO Go e podem ser alugados na Claro Vídeo, Google Play e Apple TV.

P.S. do P.S. do P.S. Cobra Kai está nas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter com o usuário @CobraKaiseries.

 

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


  1. Cobra Kai é muito bom. O meu personagem favorito é o Johnny. O que foi ele escolhendo fotos pra colocar no facebook? kkkk. P.S: existe 5 filmes de Karate Kid. Três filmes com o Ralph Macchio, um filme com a Hilary Swank e o reboot com o Jackie Chan só que apesar do nome, ele ensinava Kung Fu e não Karate.

    Responder

    1. Sim, Johnny é o queridinho de todo mundo, hahaha. Quem diria, heim?

      Eu até fui confirmar se tinha escrito errado, mas é que eu separei a refilmagem dos demais, por isso comecei o paragrafo falando que foram 4 filmes nos anos 80.

      Responder

Deixe uma resposta